| 12/07/2007 22h34min
O Figueirense conquista a sua segunda vitória fora do Orlando Scarpelli no Campeonato Brasileiro. O alvinegro fez 2 a 1 no Paraná, em Curitiba e chegou aos 17 pontos, e pulou para a sexta colocação na tabela.
O Figueira praticamente definiu o jogo na primeira etapa, fazendo dois gols em três minutos. O volante Henrique, num chute de muito longe abriu o placar aos 20 minutos, três minutos mais tarde depois de tabela com Henrique, o zagueiro Felipe Santana entra na área e bate na saída do goleiro Flávio. No segundo tempo o atacante Josiel desconta para o Paraná aos 20 minutos.
No primeiro tempo da partida o Figueirense mostrou bem como o técnico Mário Sérgio tem o time nas mãos. Mesmo com o maior domínio do Paraná, a primeira chance real de gol foi do alvinegro aos nove minutos. Cleiton Xavier fez grande lançamento para Fernandes, que de cabeça tocou para Otacílio Neto, o atacante desperdiçou grande chance na frente do gol do goleiro Flávio.
Muito disciplinado taticamente a equipe
alvinegra soube explorar bem os contra-ataques. Aos 20 minutos, Otacílio Neto rouba a bola no ataque e passa a bola para Henrique, o volante arrisca de muito longe, o goleiro Flávio vai mal no lance e o alvinegro chega ao seu primeiro gol na partida.
O Figueirense continuou em cima e três minutos mais tarde chegou ao segundo através do zagueiro Felipe Santana. O jogador tabelou com Fernandes e apareceu na cara do goleiro Flávio, e com muita categoria apenas deslocou e anotou o segundo gol. Depois dos gols o Figueira passou a dominar a partida, saindo rápido da defesa o time quase ampliou com Fernandes, aos 31 minutos, o meia recebeu cruzamento de Diogo e chutou de primeira, mais uma vez o goleiro Flávio fez uma grande defesa.
Na volta para a segunda etapa, como era de se esperar, o time da casa começou pressionando. Logo aos cinco minutos, Felipe Santana sai jogando mal e a bola cai no pé de Joelson, que girou da entrada da área e chutou de esquerda, levando perigo ao
gol de Wilson.
A pressão do time da casa se concretizou em gol aos 20 minutos, com o artilheiro do Brasileirão, com 10 gols, o atacante Josiel. Jean Carlos atrasa mal para Rafael Lima, o rápido jogador dominou a bola, driblou o zagueiro alvinegro e chutou com força para diminuir o placar na Vila Capanema.
O gol deu nova vida ao Paraná, que passou a comandar todas as ações do jogo. Com maior volume de jogo, a equipe da casa encurralou o time catarinense em seu campo de defesa mas, sem pontaria, não chegou com perigo ao gol. Com muita tranqüilidade e sabendo o que fazer em campo, o alvinegro conquistou a segunda vitória fora de casa na competição.
Na próxima rodada o Figueirense volta a jogar no Orlando Scarpelli. Na quarta-feira, dia 18, o alvinegro pega o Sport, às 19h30min pela 12ª rodada do Brasileirão.
PAULO EVANGELISTA
paulo.evangelista@rbsonline.com.br