| 12/07/2007 22h30min
O Juventude ficou no 1 a 1 com o Náutico na noite desta quarta-feira, em Caxias do Sul. O Alviverde teve um jogador expulso aos 10 minutos do primeiro tempo, chegou a estar na frente, mas cedeu o empate ao clube pernambucano.
Em uma noite fria, com temperatura de 3ºC na Serra, a partida começou disputada e equilibrada. Com a moral elevada depois de ter vencido o Vasco, o Alviverde só pensava na vitória para fugir da zona de rebaixamento. Aos sete minutos, Éber chutou com perigo, depois de fazer um giro na frente da meia-lua. Mas aos 10 minutos o Juventude teve uma perda que comprometeu todo o planejamento para o jogo. O próprio Éber, que já tinha cartão amarelo, cometeu sua segunda falta dura e acabou sendo expulso. Com isso, o técnico Roberto Fernandes procurou tornar a equipe pernambucana mais ofensiva, tirando o lateral-esquerdo Hamilton e colocando o atacante Marcelinho. O Náutico passou a pressionar, mas não tinha força para criar situações de gol. Aos poucos, o Alviverde foi equilibrando e retomou o controle do jogo. No final da primeira etapa, Wescley perdeu uma grande oportunidade de abrir o placar, ao desviar um chute de Barão.O Juventude retornou ao segundo tempo ofensivo, mesmo com um jogador a menos. Nos primeiros instantes de jogo, Renato lançou Ivo, que havia entrado no lugar de William, livre na grande área. O meia bateu em cima do goleiro Rodolpho.
O gol da equipe de Caxias saiu aos 10 minutos. Ivo sofreu pênalti ao ser derrubado dentro da grande área. Wescley efetuou a cobrança com categoria e abriu o placar.
Entretanto, o Náutico conseguiu empatar a partida no minuto seguinte. Sidny aproveitou uma bola sobrada da grande área e chutou forte, vencendo o goleiro Michel Bastos. O Alviverde ainda teve chance de voltar a finar na frente. Michel fez boa jogada pela esquerda e tocou para Renato. O meia chutou da entrada da área, com perigo, ao lado do gol pernambucano. Aos 26 minutos da etapa complementar, o zagueiro Alysson recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Mesmo com a volta da igualdade do número de jogadores em campo, os jogadores do Juventude mostraram cansaço e o Náutico passou a tomar a iniciativa. No final da partida, por muito pouco o time pernambucano não saiu com a vitória. Deleu cruzou da esquerda, Fábio Saci matou no peito na pequena área e chutou em cima de Michel Bastos. Na sobra, Sidny chutou para fora.Com o empate, o Juventude chegou a 15º colocação no Brasileirão, com 11 pontos. A equipe volta a jogar somente na próxima quarta-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba.
DIEGO GUICHARD
diego.guichard@rbsonline.com.br