| 22/06/2007 20h20min
O Figueirense tem um adversário complicado pela frente, o Juventude. A equipe da Serra gaúcha, assim como o Figueira, vem de derrota no Brasileiro e quer a reabilitação. Os gaúchos terão ainda a seu favor o frio. O jogo será disputado às 18h10min, e a temperatura deverá estar baixa.
Pelo lado do alvinegro, a vontade de recuperação também é grande. Os problemas apresentados na derrota para o Atlético-MG não deverão se repetir. E para confirmar isso, Mário Sérgio muda a equipe. Na ala direita, Diogo, que atuou no lugar de Ruy em Belo Horizonte, pode dar lugar ao meia Peter. A alteração foi testada no coletivo da última quinta-feira, mas não foi confirmada.
Outro que treinou entre os titulares e pode aparecer no time é o meia Fernandes. O meia entraria no lugar do atacante Jean Carlos. Assim, o time voltaria ao esquema 3-6-1, que funcionou durante a Copa do Brasil.
O jogo pode marcar também a estréia do atacante Otacílio Neto. O jogador foi
relacionado pela primeira vez pelo técnico
Mário Sérgio.
As maiores alterações estão na defesa. Pelo menos três dos titulares conhecidos desfalcam a equipe: o lateral-direito Ruy (sofreu um estiramento muscular) e os zagueiros Edson (vai disputar o Mundial do Canadá com a Seleção Brasileira Sub-20) e Chicão (também sofreu uma lesão muscular e foi vetado na última quinta-feira).
Da zaga titular, portanto, apenas Felipe Santana permanece no time. Rafael Lima e Vinícius completam o setor, caracterizando uma defesa totalmente formada nas categorias de base do clube.