| 18/01/2007 22h30min
Muito treino e experiência no plantel. Esta é a receita do Esportivo para vencer o Gauchão 2007. Desde dezembro, o time de Bento Gonçalves vem trabalhando em dois turnos para corrigir deficiências e garantir o entrosamento dos jogadores. A ênfase é dada na parte tática e no aprimoramento físico.
Ao todo, são 14 reforços no plantel, cuja média de idade é de 26 anos. Entre os mais experientes estão o meia Caio, 38, o goleiro Donizetti, 32, e o centroavante Zé Alcino, também de 32 anos. Com passagens por Inter, Grêmio e equipes da França e China, Zé Alcino, que trabalhou com Beto Almeida no São José de Porto Alegre no último Gauchão, é uma das principais apostas da equipe.
– A experiência sempre ajuda, mas vontade de jogar também é fundamental – afirma o jogador.
Experiente também é o técnico Beto Almeida, que em 2007 completa 30 anos de carreira como treinador de futebol. Aos 51 anos, Roberto de Almeida já treinou times da Arábia Saudita e a
dupla Gre-Nal. Chegou ao Esportivo em
dezembro de 2006, como reforço para esta temporada. Ele é o grande responsável por tanto treino na Montanha. E está satisfeito:
– A resposta dos atletas aos treinamentos tem sido muito boa. Eles têm assimilado todas as instruções e exigências – garante o treinador.
Fundado em 1919, o Esportivo tem como melhor colocação em Gauchões o vice-campeonato de 1979. O atual estádio, o Montanha dos Vinhedos, foi inaugurado em 2004. Até então, o clube mandava seus jogos Estádio da Montanha, de 1945.