| 26/05/2006 15h37min
Uma contratura na região da virilha fez o nadador catarinense Eduardo Fischer abandonar o Troféu José Finkel de Natação. O recordista sul-americano no nado peito vinha tratando a lesão desde a semana passada, mas não conseguiu se recuperar a tempo.
Mesmo lesionado, Fischer nadou a eliminatória dos 200m peito, na terça, classificando-se para a final. A lesão se agravou e o atleta optou por não nadar a final no dia seguinte para intensificar o tratamento.
Com sessões de acupuntura e fisioterapia, Eduardo Fischer estava confiante na recuperação para nadar a eliminatória dos 50 metros peito na tarde desta sexta e os 100 metros peito no sábado.
Mas, após uma tentativa de aquecimento nesta sexta, Fischer sentiu uma forte dor e abandonou a competição.
– Senti muitas dores e fiquei com muito medo de agravar a lesão. Isso me impossibilita de nadar 100% e ainda por cima agravar a lesão, a decisão mais sensata a tomar é não mais competir – explica.
Esta decisão, tomada em comum acordo entre ele e a comissão técnica da Unisanta, sua equipe, o deixou muito chateado.
– Pedi sinceras desculpa ao meu clube, a Unisanta, e optei por não mais participar do Finkel. Sinto-me muito frustrado com isso, pois estava muito bem treinado e tinha certeza que poderia obter um bom resultado – lamenta Fischer.
O nadador volta a Joinville na tarde de sexta e já inicia o tratamento da lesão. Com a desistência, Fischer perdeu a primeira chance de se firmar como um dos nadadores de peito no Pan de 2007.
Serão mais cinco seletivas até o ano que vem: o Pan-Pacífico, em agosto; o Troféu Brasil-Correios de Natação, em setembro, no Rio de Janeiro; Os troféus Júlio de Lamare, Daltely Guimarães e Open, realizados juntos em dezembro deste ano, em Vitória/ES; o Mundial em Piscina Longa de Melbourne/Austrália, em março do ano que vem, e o Troféu Brasil de Natação, em maio de 2007, também no Rio de Janeiro.
Sobre a desistência, Fischer finaliza:
– São ossos do ofício, qualquer um pode estar sujeito.