| 15/03/2006 23h43min
O Grêmio começou nesta quarta a segunda fase da Copa do Brasil com uma derrota por 1 a 0, em Campo Bom, diante do 15 de Novembro. O único gol da partida foi marcado logo no início através de Rudinei, depois de muita discussão sobre o lance.
Estes foram os primeiros 90 minutos de um duelo que terá prosseguimento no Estádio Olímpico, no próximo dia 23. A equipe de Leandro Machado joga por um empate na segunda partida e, caso consiga marcar um gol fora de casa, precisará levar três para ser desclassificada da competição
O primeiro tempo de jogo começou com o 15 de Novembro alcançando a vantagem no marcador em um lance muito discutido. Logo aos dois minutos, o zagueiro Marcelo Oliveira chegou com força desproporcional em uma dividida na esquerda de ataque do time de Campo Bom e a falta foi marcada. Depois da cobrança feita por Valdeir, a bola desviou em Rudinei e em Lucas antes de entrar. No primeiro momento, o árbitro Francisco Silva Neto anulou o lance alegando um toque na mão do jogador do 15 de Novembro. Depois de consultar o bandeira, ele decidiu validar o gol para protesto da equipe e do banco gremista.
Os jogadores do Grêmio, muito nervosos com a discussão no lance do gol do 15 de Novembro, não conseguiam chegar perto da meta de Márcio Angonese. A dupla de ataque formada por Ricardinho e Pedro Júnior não recebeu nenhuma bola em condições para o arremate. Ramón e Marcelo Costa não se encontravam na partida e, por conseqüência, o ataque do Tricolor foi praticamente inexistente durante os 45 minutos iniciais.
Os dois lances perigosos do Grêmio na primeira metade do confronto foram construídos pela esquerda e tiveram a participação do volante Lucas. No primeiro, Escalona recebeu e cruzou para o garoto, que não conseguiu encostar na bola e viu ela passar pela frente do gol. Em outro momento, Lucas passou por dois adversários e tocou para Pedro Júnior. O atacante dividiu com a zaga e ficou sem a bola. A equipe gremista terminou a primeira metade do jogo sem conseguir um chute sequer à meta de Márcio Angonese.
Já o 15 de Novembro chegou com perigo em diversas oportunidades no primeiro tempo. Aos 28 minutos, Bebeto recebeu na frente de Galatto. Tentou o passe para Dauri na pequena área e Marcelo Oliveira afastou parcialmente. No rebote, João Henrique pegou de primeira e mandou para fora. Aos 34, Dauri driblou Escalona pela esquerda e na saída de Galatto tentou o gol por cobertura. A bola passou muito perto.
O segundo tempo continuou com o mesmo ritmo no primeiro. O time do Grêmio não conseguia espaços para atacar no acanhado gramado do Sady Schimidt, pois o time da casa fechava-se muito bem em seu campo defensivo.
Com o passar do tempo, o Grêmio começou a pressionar o adversário, mas continuava abrindo muitos espaços para os contra-ataques do 15. Em uma destas jogadas, Dauri roubou uma bola de Jeovânio, entrou pela área a dribles e rolou para Bebeto chutar muito alto, na cara do gol.
O primeiro arremate do Grêmio na partida só ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo, com uma cabeçada do zagueiro Marcelo Oliveira. Logo em seguida, aos 26, Ramón desperdiçou a melhor chance mandando uma bola no travessão de Márcio.
O Grêmio seguia pressionando. Aos 49 minutos, Paulo Ramos pedalou pela esquerda e quando deixava o marcador para trás foi derrubado. O juiz, para não se complicar, aproveitou o lance e encerrou a partida com o meia gremista no chão.
No próximo domingo, o time do Grêmio tenta a classificação antecipada para as finais do Gauchão contra o Santa Cruz, no Estádio dos Plátanos.
VINICIUS REBELLO