clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Enem  | 22/10/2011 22h31min

Enunciados longos tornaram primeiro dia de prova do Enem cansativo, avaliam professores

Complexidade do exame, que tem como característica a multidisciplinaridade, também foi destacada

Matheus Beck  |  matheus.beck@zerohora.com.br

Na primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste sábado, os candidatos enfrentaram uma prova com 90 questões sobre Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Segundo análise inicial dos professores da rede Unificado, a prova era complexa, mas não teve nenhum erro constatado. A característica destacada por eles é o perfil extenso e cansativo da prova, com enunciados longos.

>> Confira a cobertura completa no clicVestibular

Para o professor de biologia, Ricardo Velloso, o exame foi exaustivo. Para ele, o perfil do teste difere do que é tradicional no Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentando poucas perguntas relacionadas à genética, histologia e citologia. Entre os conteúdos recorrentes estavam ecologia, meio ambiente, doenças e métodos preventivos:

— O cara que vai pro Enem fica surpreso com a insistência no mesmo assunto — constata.

Luiz Ferrari, professor de Química, acredita que as questões estavam equilibradas, com conteúdos de todos os anos do Ensino Médio bem distribuídos. No entanto, ele ressalta que a utilização de assuntos de matérias variadas em uma mesma questão pode ter dificultado a compreensão por parte dos estudantes.

— O Enem não é uma prova fácil. O bom aluno, que percebe a contextualização dos assuntos de várias disciplinas, foi beneficiado — avaliou.

Segundo o professor José Carlos Tamanquevis, a maioria das perguntas sobre história, geografia e sociologia relacionavam os conteúdos com o contexto geopolítico, com certa ênfase a questões sobre clima, demografia e história política do Brasil.

— Algumas questões eram pitorescas, sobre detalhes que muitos alunos não têm acesso — comentou. 

Se o primeiro dia de provas foi cansativo e complexo, a segunda parte, que será realizada neste domingo, promete exigir ainda mais dos candidatos do Enem. Isso porque, além de responder às 90 questões de linguagens e matemática, os participantes têm que fazer a redação. Para isso eles terão uma hora a mais em relação ao primeiro dia para fazer a prova.

Como no sábado, neste domingo os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.