Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Comprar um imóvel é uma decisão que não pode ser tomada da noite para o dia. Alguns cuidados devem ser levados em conta para que não haja surpresas ao longo da aquisição do apartamento. Para te ajudar nessa, listamos as dez principais dicas para você não entrar numa fria! As dicas são do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Paraná (CRECI/PR).
1º: Decida sobre em qual região da cidade você quer morar. Dependendo do bairro, o investimento pode ser maior ou menor. Avalie, ainda, quais serão os gastos futuros com o empreendimento.
>> Imobiliárias em Curitiba
2º: Cuidado com o orçamento. Tudo depende da linha de crédito que você vai optar, mas em média, as parcelas do apartamento devem comprometer 30% do seu orçamento.
Foto: Divulgação
3º: Entre no site da imobiliária, verifique se a empresa é idônea e se o que está sendo ofertado tem um respaldo do CRECI. O Conselho tem o cadastro de todas as imobiliárias, quanto tempo elas estão no mercado e se há algum problema com antigos projetos.
4º: Pesquise sobre a construtora que você está fazendo o contrato. Procure na internet sobre os empreendimentos já lançados e procure conversar com pessoas que já fizeram negócios com ela.
>> Casas pré-fabricadas são mais baratas e práticas
5º: Observe a localização do imóvel, e se perto dele já serviços úteis como supermercados, hospitais, farmácias ou linhas de ônibus. Na maioria das vezes, a visita ao futuro lar doce lar é feita apenas durante o dia. Visite-o também à noite, veja o movimento, converse com os atuais moradores e procure conhecer bem a região.
6º: Analise a idade e a estrutura do imóvel. Em Curitiba, na área central, vários apartamentos são mais antigos e apresentam problemas de infiltração.
7º: Confira a metragem do imóvel e veja se o tamanho que ele apresenta é o que realmente você quer. Se a imobiliária diz que o apartamento tem 100m², essa é a área útil do imóvel, que inclui o imóvel, a garagem e o condomínio. A área real do lugar onde você vai morar é menor.
>> Administrações de imóveis
8º: Atente para os documentos e guarde-os por pelo menos dez anos. É o próprio cartório que vai pedir uma série de certidões (criminal, trabalhista, civil...). A documentação vai garantir a segurança da aquisição.
Foto: Daniel Marenco, Banco de Dados/Divulgação hagah
9º: Verifique se as contas do imóvel estão em dia e se não há nenhuma ação trabalhista sobre ele.
10º: Se você for comprar um imóvel na planta e houver atraso na entrega, faça uma reclamação no Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA), na Câmara de Mediação e Arbitragem. Existe um departamento que busca resolver os conflitos relacionados a isso.
Se você está na iminência de fazer a aquisição de um imóvel, preste atenção nas dicas de quem já passou por todo o processo de compra. A jornalista Poliane Brito comprou um apartamento e teve algumas surpresas não muito agradáveis. “Comprei na planta uma coisa de alto padrão, mas achei que o acabamento deixou a desejar”, conta. O prazo da entrega do apartamento também atrasou. “Era para ter sido entregue em agosto do ano passado, mas entregaram só em novembro – e sob pressão. Apelamos para um advogado e aí eles (a construtora) se apressaram”.
Poliane reforça os cuidados na hora da compra e aconselha analisar bem o que o mercado oferece. “Verifique bem as orientações do CREA e converse com engenheiros e outros profissionais que estão no mercado. É bom observar o projeto e o memorial da construção, que é a descrição do material que está sendo usado e as marcas”, finaliza.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS