Guia de Emprego e Educação no Rio Grande do Sul | hagah RS

Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.

Buscar emprego e educação no Rio Grande do Sul:

Notícias

Proteja-se do sol! Conheça os diferentes tipos de filtro solar

A estação mais quente do ano pede maior cuidado. O hagah te mostra de que forma você pode se proteger

Sol, mar, piscina, calor... São sinônimos de verão e de muita pele exposta. Os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano e o uso do filtro solar deve ser diário. No mercado, existem vários tipos de protetores solares, e o hagah vai te ajudar a entender e conhecer um pouco mais deste universo.

Protetor Solar Físico
São chamados de inorgânicos ou minerais. Este tipo de filtro oferece uma proteção muito alta e resistente, mas é pouco usado pois dá o efeito “esbranquiçado” na pele. Alguns cientistas reduzem a quantidade dos componentes de óxido de zinco e dióxido de titânio para evitar resíduos visíveis. Filtros solares físicos atuam como uma barreira ou como um espelho repelindo qualquer raio ultravioleta. É indicado para pessoas com a pele muito sensível. De acordo com a dermatologista Vanessa Pinto, as crianças podem usar este tipo de protetor, mas ela recomenda, “Até os 6 meses de idade não é recomendada a exposição solar.

>>Qual protetor você costuma usar? Físico ou Químico


Dos seis meses aos dois anos o ideal é usar filtro solar apenas físico. E a partir dos dois estão indicados os filtros infantis, que são compostos de produtos que causam menos alergia em crianças”, diz. Ela ainda ressalta que os protetores físicos são poucos comuns no Brasil e por isso ainda são caros. “A saída é consultar um dermatologista e pedir uma receita para fazer um filtro pela farmácia de manipulação”, explica.

Protetor Solar Químico
Os protetores químicos costumam conter produtos que absorvem apenas raios UVB; porém, há alguns que conseguem absorver todos os tipos, tanto UVA quanto UVB. Os químicos são absorvidos pela pele e destinados a deter os raios UV antes que danifiquem a pele. Quando a luz UV atinge as moléculas do protetor solar, a energia absorvida excita as moléculas, que liberam a energia como calor à medida que retornam a seu estado anterior.

>>Quais as diferenças entre protetor solar, bronzeador e bloqueador solar?

Ainda de acordo com a dermatologista Vanessa, qualquer pessoa pode usar este tipo de proteção, mas quem tem a pele muito sensível deve tomar mais cuidado, pois geralmente os químicos podem dar alergias e irritações na pele. Ela ainda explica a forma correta de aplicar o produto: “A forma correta é aplicar cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. No rosto e pescoço usa-se uma colher de chá. No tronco, uma colher de sopa para a parte da frente e um colher de sopa para a parte traseira. Nos braços e nas pernas, uma colher de sopa também”, mostra. Os protetores químicos podem ser facilmente encontrados nas melhores farmácias, pois a maioria dos produtos comercializados contém esta propriedade.

>>Aproveite o verão sem prejudicar a pele

Roupas com proteção solar
Uma inovação no mercado, as roupas com proteção solar podem ser usadas por qualquer pessoa. São blusas, regatas, chapéus, bermudas e até maiôs infantis que protegem até 98% dos raios UV. Nessas roupas “tecnológicas”, o tecido usado é a poliamida, e hora na fabricação é misturado ao dióxido de titânio, que é um protetor solar muito resistente.

Compartilhar

HAGAH RS

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS