Guia de Emprego e Educação no Rio Grande do Sul | hagah RS

Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.

Buscar emprego e educação no Rio Grande do Sul:

Notícias

Dia da Cachaça

Saiba mais sobre essa bebida que é a cara do Brasil



Compartilhar

Bebida tão apreciada no Brasil e no exterior, a cachaça virou um símbolo nacional e está presente em diversos drinks, sendo que o mais famoso é a popular caipirinha. Mas você conhece sua origem? Sabe como ela é feita? Confira com a gente!

>> Qual sua forma favorita de tomar cachaça?

Breve história da cachaça
Produzida no Brasil desde o início do século XVI, a cachaça passou a ter importância econômica, e valor de moeda de troca a partir do século seguinte. No início dos anos 1800, a bebida gozava de grande prestígio, inclusive figurando em banquetes palacianos. Mas, na metade do século XIX, a cachaça ficou em baixa, pois havia uma onda de preconceito a produtos caracteristicamente brasileiros.

Depois da semana de arte moderna (em 1922), e com a retomada da valorização nacional, a cachaça aos poucos voltou a adquirir status, influenciando a vida artística e virando símbolo do Brasil, assim como a feijoada e o nosso futebol.

Como é feita a cachaça
A produção de cachaça é feita pela prensagem ou moagem da cana. O caldo é misturado a água, formando o mosto, que é fermentado. Depois de decantado, o produto entra em processo de destilação. A cana de açúcar pode ser dividida em 3 partes: o primeiro corte, ou cabeça (com alto teor alcoólico, impróprio para consumo); o corte do meio ou coração (ideal para a fabricação da cachaça); e o terceiro corte, o pé ou rabo (com baixo teor alcoólico, impróprio para consumo).

Qual a origem do nome "cachaça"?
Reza a lenda que o nome da cachaça veio do uso que era feito do aguardente em início do século XVI, que era para amolecer a carne de porco. Os porcos criados soltos eram chamados de “cachaços”, então a bebida foi nomeada “cachaça”. Já a denominação de “pinga” seria porque a cachaça “pingava” nos alambiques.

Cachaça branca e envelhecida
A cachaça branca é a chachaça “nova”, da forma como saiu do alambique. É recomendada para ser consumida pura, gelada, ou em drinks como caipirinha e coquetéis. Já a cachaça envelhecida é aquela que ficou no mínimo um ano armazenada em barris de madeira. Recomenda-se que seja consumida pura, como aperitivo.

Receita de caipirinha (fonte: Velho Barreiro)

Ingredientes (1 dose)
- 1 limão cortado em 4 ou 8 partes
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 cubos de gelo
- 75 ml de cachaça

Coloque num copo o limão e o açúcar. Com um socador de madeira ou similar, amasse bem o limão. Adicione gelo e a cachaça.

Para fazer uma versão maracujá, substitua o limão pelo equivalente a polpa de 1,5 maracujá.

Para fazer uma versão abacaxi, substitua o limão por uma fatia de abacaxi fresco, sem miolo e cortada em cubos.

(Fonte: www.cachacacoqueiro.com.br, www.aguadoce.com.br, www.assbb.org.br, www.tatuzinho.com.br)

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS