clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/01/2004 20h06min

Copom deve ser conservador na redução da taxa de juros

Mercado projeta corte de 0,5 ponto na Selic, hoje em 16,5%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza nestas terça e quarta, dias 20 e 21, a primeira reunião de 2004, para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic), fixada em 16,5% há um mês. Às vésperas do encontro, as estimativas apontam para uma ação conservadora. Os analistas estimam corte da taxa de 0,25 a um ponto percentual, mas a maioria acredita numa redução de 0,5 ponto.

O mercado futuro de juros também aposta num corte conservador. Dias atrás, era grande o número de investidores que esperavam uma redução de até um ponto percentual na taxa. Nos negócios na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o juro projetado para este mês terminou em 15,87% ao ano, praticamente estável no dia. A projeção mostra que ainda há apostas em um corte maior que 0,5 ponto, mas em menor proporção. Entre as justificativas para o ajuste das projeções estão a leve aceleração dos índices de inflação e o próprio discurso conservador do Banco Central.

A consultoria Global Invest acredita que o Comitê optará por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa. A opinião da consultoria é baseada no fato de o início do ano ser um período considerado "fraco" tanto para vendas no varejo como para a produção industrial, não havendo desaceleração da atividade. Em documento divulgado nesta segunda, dia 19, a empresa também destaca a tendência de queda dos índices de inflação.

A Federação Nacional das Empresas de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) aposta na queda de 0,25 ponto percentual. O presidente da Fenacrefi, José Arthur Assunção, justifica a previsão conservadora, alegando que a partir do segundo trimestre as quedas deverão ser um pouco mais consistentes, até a Selic chegar aos 13% previstos para o final de dezembro. Segundo Assunção, a inflação deverá convergir, sem grandes sobressaltos, para a meta, ficando em torno de 6%.

Com informações do Globo Online.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.