Eleições | 04/10/2010 05h19min
O PMDB e o PSDB são os partidos que mais elegeram governadores no primeiro turno em 2010. O PMDB governará Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro, enquanto o PSDB administrará Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Em 2006, os dois partidos conquistaram o mesmo número de Estados cada um no primeiro turno. O PMDB ganhou no Espírito Santos, no Mato Grosso do Sul, no Amazonas e no Tocantins. E o PSDB venceu em São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Roraima.
PT e PSB elegeram três governadores cada um no primeiro turno em 2010. Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe serão governados pelo PT, enquanto Ceará, Espírito Santo e Pernambuco terão governantes do PSB. Em 2006, o PT havia ganhado em quatro Estados no primeiro turno (Bahia, Piauí, Sergipe e Acre). O PSB ganhou em 2006 apenas em um Estado, o Ceará, e o candidato Cid Gomes se reelegeu em 2010.
O DEM, que elegeu apenas um governador no primeiro turno em 2006, quando a sigla ainda se chamava PFL, ampliou o número de Estados conquistados já no primeiro turno para dois, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Em 2006, o único eleito no primeiro turno do partido foi José Roberto Arruda.
O PMN conquistou já no primeiro turno o governo do Amazonas, com o candidato Omar Aziz. Em 2006, a sigla não ganhou em nenhum Estado, nem no primeiro, nem no segundo turno.
O comparativo com 2006 se refere ao quadro do dia da apuração deste ano.
Confira gráficos que mostram o desempenho de candidatos e partidos no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.