Eleições | 04/10/2010 02h46min
Os eleitores de oito Estados e do Distrito Federal votarão no segundo turno para as eleições 2010. Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima e o Distrito Federal ainda não elegeram seus governadores.
O Acre é o único Estado onde a situação segue indefinida. O candidato do PT ao governo do Acre, Tião Viana, se declarou vencedor da eleição no Estado, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não reconhece o resultado. Com 99,02% dos votos apurados, Viana aparece com 50,44% dos votos válidos, contra 49,25% do adversário, o tucano Tião Bocalom.
De acordo com o TRE, há urnas não apuradas e, sem elas, a vitória de Viana não pode ser confirmada. As urnas ficam em duas comunidades indígenas. Os equipamentos não conseguiram transmitir os resultados via satélite e terão que ser buscados por aviões da Força Aérea Brasileira, nesta segunda-feira, para que a contagem dos votos seja concluída no Estado. O TRE não informou quantos eleitores votaram nessas urnas.
Outros 17 Estados fecharam a eleição para governador no primeiro turno. Entre eles, está o Rio Grande do Sul, onde o candidato do PT, Tarso Genro, ganhou com 54,35% dos votos válidos. Em Santa Catarina também não haverá segundo turno. Raimundo Colombo, do DEM, conquistou 52,72% dos votos válidos e venceu a eleição. Além desses Estados, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Confira gráficos que mostram o desempenho de candidatos e partidos no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.