Eleições | 28/09/2010 03h26min
Momento decisivo a cinco dias da eleição, o debate marcado para as 22h35min da RBS TV reunirá sete dos nove candidatos que disputam o Piratini. Os principais candidatos ao governo reservaram a agenda de hoje para reuniões de preparação com assessores e para as estratégias de ataque e defesa.
Pressionado pelo baixo desempenho nas pesquisas, José Fogaça (PMDB) promete ser mais incisivo para tentar garantir presença num eventual segundo turno. O coordenador-executivo da campanha do peemedebista, Clóvis Magalhães, disse que o candidato vai insistir na necessidade de “mudanças profundas” no modelo administrativo do Estado. O coordenador nega que Fogaça atacará a governadora Yeda Crusius (PSDB):
— Se houver confronto, será só no campo das ideias.
Veja como será o debate:
Fogaça se reuniu ontem com a coordenação da campanha para preparar o debate. O candidato acredita que o encontro será uma das últimas oportunidades para o movimento de consolidação de um segundo turno. Fogaça terá uma agenda normal antes de ir para a TV: às 11h30min, participa de uma caminhada na Esquina Democrática e, depois, vai a um almoço com empresários do setor do aço na sede da Fiergs.
Yeda reservou o dia para preparação ao debate. No almoço, a candidata deve se reunir com os principais líderes do comitê e discutir a estratégia que será adotada à noite. A munição de Yeda deverá ser a afirmação de Fogaça, feita em 2009, de que não seria candidato ao governo do Estado.
Líder nas pesquisas, Tarso Genro (PT) vai se reunir à tarde com seus assessores. O petista se prepara para ser fustigado pelos adversários. Oficialmente, entretanto, o discurso aponta para um debate propositivo.
— Não têm acontecido ataques diretos nem pesados ao nosso candidato e não estamos trabalhando com essa possibilidade. Nossa estratégia continua sendo a de apresentar propostas — disse o coordenador de programa de governo de Tarso, Marcelo Danéris.
O candidato, que fez comício ontem em Caxias do Sul, não marcou compromissos para esta terça-feira.
Além de assistir ao debate pela TV, é possível acompanhar a transmissão pela Rádio Gaúcha.
Pelo Twitter, o RBS TV Debate repercute os melhores momentos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.