clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 02/09/2010 03h38min

Embaraço no PMDB gaúcho marca visita de Michel Temer ao Estado

Vice de Dilma participará de encontro entre prefeitos, mas sem a presença de José Fogaça

Vivian Eichler  |  vivian.eichler@zerohora.com.br

Depois da resistência, a cúpula do PMDB gaúcho se rendeu a Michel Temer, vice na chapa de Dilma Rousseff (PT). Em roteiro hoje no Estado a convite de prefeitos, o deputado paulista será usado na campanha de José Fogaça a governador. Temer também sofre assédio dos petistas, que gostariam de vê-lo ao lado de Tarso Genro.

Até a semana passada, a visita do vice de Dilma constrangia a coordenação da campanha de Fogaça. Como o candidato optou por manter-se neutro em relação à disputa nacional para não desagradar aos correligionários que estão com José Serra (PSDB), o medo era ampliar o racha no partido num momento em que Fogaça está estagnado nas pesquisas. Um movimento liderado por prefeitos peemedebistas, porém, surpreendeu os caciques em Porto Alegre e articulou a visita de Temer.

Para evitar novos constrangimentos, o vice de Dilma terá um encontro discreto com Fogaça hoje. No final da manhã, eles se encontram no escritório político da coligação, no bairro Bela Vista. Temer deve gravar um depoimento para a propaganda de TV do colega. Em seguida, por volta das 13h, o vice de Dilma segue para o encontro com os prefeitos, um almoço no CTG 35. Prefeitos, vices e outros líderes do PMDB irão declarar apoio à candidatura dele e da petista. Fogaça não estará presente.

O vice de Dilma espera obter o apoio formal de mais de 200 prefeitos e vices da base do PMDB. Um dos organizadores do evento, o prefeito de Quaraí, João Carlos Gediel, disse que a visita simboliza “pacificação, mobilização e unificação” do PMDB. Depois de almoçar com Temer, os prefeitos se deslocam até o comitê central da campanha, na Avenida Farrapos, para um ato com a presença de Fogaça.

> VÍDEO: assista ao Cena Eleitoral desta semana e saiba qual o impacto da visita de Temer ao RS na corrida ao Piratini:



Petistas querem encontro de Temer com Tarso

No lado petista, Tarso almeja um encontro com o vice de Dilma. Ontem, a campanha pediu auxílio à executiva nacional do PT para costurar a reunião entre ambos. O coordenador da chapa petista, Carlos Pestana, insistiu com os coordenadores da campanha à Presidência que intercedessem para que Temer também fosse recebido pelo PT gaúcho. Na semana passada, os petistas cogitavam que o peemedebista cumprisse agendas no Interior ao lado de Tarso.

– Como ele é vice na chapa da nossa candidata, gostaríamos de recebê-lo – afirmou Pestana, que não havia recebido retorno até o início da noite.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.