clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 27/08/2010 02h54min

PMDB gaúcho incentiva filiados a tomar posição sobre disputa ao Planalto

Diante de um movimento de prefeitos e das pesquisas, sigla estimula opiniões

Vivian Eichler  |  vivian.eichler@zerohora.com.br

No momento em que Dilma Rousseff (PT) abre 20 pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB), segundo a mais recente pesquisa Datafolha, o PMDB gaúcho resolveu incentivar seus militantes a abandonar a neutralidade. Apesar de não indicar quem os peemedebistas devem apoiar na disputa pelo Planalto, a cúpula toma a decisão após um grupo de prefeitos lançar um movimento pró-Dilma, abrindo caminho para o fortalecimento da iniciativa.

Também contribuiu para impulsionar o gesto dos prefeitos a virada da petista no Estado. De acordo com o Datafolha, ela ultrapassou José Serra (PSDB) entre os gaúchos. O tamanho da adesão à candidata poderá ser medido em 2 de setembro, data em que seu vice, Michel Temer (PMDB), visitará Porto Alegre. Estão convidados para um almoço com ele dirigentes, vereadores, prefeitos e vices da legenda.

A visita é fruto do descontentamento de líderes municipais do PMDB que questionavam a movimentação de deputados em favor de Serra.

– No momento em que despertou esse movimento, o partido percebeu a divisão – diz o prefeito de Arambaré, Alaor Pastoriza Ribeiro, que faz propaganda para Dilma há semanas.

Presidente do PMDB, o senador Pedro Simon abriu ontem uma reunião do diretório anunciando a liberação dos militantes. Ele afirma não saber se hoje há no partido mais simpatizantes de Dilma ou de Serra, mas constata:

– Aquilo que diziam que todos (no PMDB) eram Serra, não é verdade.

Serristas tentam barrar crescimento do movimento

Apoiadores de Serra tentam evitar que o movimento pró-Dilma ganhe corpo. Uma das justificativas é a de que essa posição dificultaria o caminho de José Fogaça (PMDB) ao Piratini. Até o momento, avalia o deputado federal Osmar Terra (PMDB), o entusiasmo em favor da petista é minoritário:

– Eu ando por todo o Estado e posso te dizer que a base do PMDB é Serra. Se Dilma crescer, quem cresce é Tarso Genro (PT) e não Fogaça.

Prefeito de Quaraí e um dos líderes do grupo pró-Dilma, João Carlos Gediel calcula que 90% dos 247 prefeitos e vices do partido apoiarão a petista.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.