| 01/07/2010 22h18min
Brasil e Holanda se enfrentam na sexta-feira, a partir das 11h (de Brasília), no Estádio Nelson Mandela Bay, na cidade de Port Elizabeth, na primeira partida das quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, na qual a seleção do técnico Dunga tentará dar mais um passo no sonho de conquistar o hexa.
Após a vitória convincente de 3 a 0 sobre o Chile nas oitavas de final, todos os jogadores destacaram a evolução da equipe no torneio e que a partida contra a Holanda será muito difícil, uma espécie de final antecipada para parte da imprensa internacional.
Mais uma vez, Dunga não poderá contar com Elano, que será substituído por Daniel Alves. O treinador só saberá se poderá escalar o volante Felipe Melo na manhã da partida, já que segundo o médico José Luiz Runco o atleta passa por avaliações diárias no tornozelo direito.
Durante uma entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, Dunga disse que Felipe treinou bem, mas que será reavaliado. Como Ramires está suspenso, se não puder contar com o camisa 5, o técnico da seleção terá que escolher entre Josué e Kleberson.
A comissão técnica e os jogadores da Seleção demonstraram muito respeito pela Holanda. O técnico Dunga afirmou após a vitória contra o Chile que a equipe de Sneijder, Robben e Van Persie é uma das mais técnicas da Europa e provavelmente a que mais se assemelha à escola sul-americana.
Segundo o zagueiro Juan, o atacante Arjen Robben, que vive grande fase, não terá marcação especial. Para o defensor, o Brasil deve ter atenção com a "compacta" equipe holandesa.
– Temos que estar bem organizados para não sermos surpreendidos – pelos holandeses, disse o jogador da Roma.
Do lado da seleção treinada por Bert van Marwijk, o camisa 10 Sneijder ressaltou que respeita o Brasil, mas que nenhum jogador holandês teme a seleção adversária.
– Já superamos um desafio nas oitavas de final (contra a Eslováquia) e estaremos todos 120% para enfrentar o Brasil – disse Sneijder.
Como mais uma vez não foi autorizada a fazer o treino de reconhecimento do gramado no local da partida, a seleção treinou nesta quinta-feira no campo da Nelson Mandela Metropolitan University, que fica a menos de 10 quilômetros do hotel em que a equipe está hospedada.
O estado do gramado é uma preocupação para os dois países, já que o campo do Nelson Mandela Bay está em péssimas condições, soltando placas e com partes falhas.
Brasil e Holanda já se enfrentaram três vezes em Copas do Mundo, com vantagem brasileira. No primeiro confronto, na Alemanha (1974), os europeus venceram por 2 a 0. Vinte anos depois, na Copa dos Estados Unidos, em 1994, o Brasil venceu por 3 a 2 nas quartas de final, antes de conquistar o tetra. No último jogo entre os dois países em um Mundial, na França (1998), um empate de 1 a 1 nas semifinais, mas com vitória brasileira por 4-2 na disputa de pênaltis.
O vencedor da partida enfrentará na primeira semifinal da Copa a seleção classificada do confronto entre Uruguai e Gana, na próxima terça-feira na Cidade do Cabo.
:: Para saber mais sobre o confronto, conhecer as prováveis escalações e conferir uma análise tática das equipes, setor a setor, clique na figura abaixo:
Copa do Mundo quartas de final Horário: 11h (de Brasília) Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em cidade de Port Elizabeth Arbitragem: Yuichi Nishimura, auxiliado pelos compatriotas Toru Sagara e Hae Sang |
|
BRASIL | HOLANDA |
---|---|
Julio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Kleberson ou Josué) e Kaká; Robinho e Luís Fabiano Técnico: Dunga |
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, Nigel de Jong, Arjen Robben, Sneijder e Kuyt; Van Persie Técnico: Bert van Marwijk |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.