| 01/06/2010 18h11min
O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, pediu hoje aos países da Ásia que rompam suas relações com Israel em resposta ao ataque a frota que tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza e enviem mais comboios para quebrar o bloqueio.
O presidente do parlamento iraniano responsabilizou pela agressão também os Estados Unidos e o Reino Unido por darem apoio ao Estado judeu.
— Os Parlamentos dos países asiáticos devem conclamar seus respectivos Governos a cortar as relações políticas e econômicas com Israel. O Reino Unido, os Estados Unidos e outras nações do Ocidente mantém esse regime vivo com sua ajuda militar e financeira — afirmou Larijani.
Larijani pediu aos países da Ásia que apóiem o povo palestino através da "estratégia da resistência" e sugeriu "enviar mais comboios e frotas" como a atacada para quebrar o bloqueio imposto contra Gaza há três anos.
Na segunda-feira o Irã já tinha pedido às nações do mundo que rompessem os laços com o país.
Na madrugada da segunda-feira unidades de elites israelenses atacaram uma frota de seis navios fretados por uma ONG turca com mais de 700 ativistas. Na operação, que suscitou uma onda de indignação internacional, morreram pelo menos nove ativistas e várias dezenas ficaram feridos.
Apesar da condenação internacional unânime, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou na segunda-feira a linha morna dos Estados Unidos, e embora tenha condenado o ataque e pedido uma investigação, se absteve de condenar diretamente o Governo de Israel.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.