| 07/05/2010 17h25min
Todos os anos a cena se repete: terminada a Série A do Gauchão, os clubes são divididos entre os que se mantém na ativa, com as disputas de certames regionais ou mesmo nacionais, e os que fecham as portas ou diminuem drasticamente os investimentos até o Estadual seguinte. Com jogadores e técnicos, ocorre uma verdadeira dança das cadeiras, com uma debandada para outras equipes.
O clicEsportes está mostrando a situação dos times que participaram da primeira divisão gaúcha – com exceção da Dupla Gre-Nal. Chegou a hora de conhecer os planos do Esportivo para a sequência da temporada.
O Porto Alegre disputou a primeira divisão do Gauchão pela primeira vez em 2010. Brigou para evitar o rebaixamento até a última rodada do returno, quando escapou da degola ao vencer o Avenida. No segundo semestre, o clube do ex-jogador do Grêmio e hoje empresário Roberto Assis Moreira, irmão de Ronaldinho, vai para a disputa da Copa FGF com um elenco renovado, apostando nas categorias de base.
– Foi um ótimo aprendizado esta primeira participação na elite do futebol gaúcho. Com um pouco mais, poderíamos ter nos classificado. Não ficamos muito distantes. Para o próximo ano, estaremos mais preparados – garante o presidente do Porto Alegre.
Segundo Assis, ainda é cedo para determinar quais jogadores vão deixar o clube. O certo é que a equipe seguirá sob o comando do técnico Luis Antônio Zaluar para a o torneio da Federação Gaúcha do segundo semestre. Chamado por Assis de "Copinha", o certame servirá como laboratório para o Gauchão 2011. O empresário ressalta o foco do clube em desenvolver as categorias de base.
– Já temos três categorias: infantil, juvenil e júnior. Estamos muito bem no Gauchão de Juniores. Estamos apostando no nosso projeto, que era a criação das categorias de base para sustentar a equipe principal.
Confira o Raio-X do Gauchão 2010:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.