| 12/04/2010 11h16min
Contra Novo Hamburgo e Ypiranga, pelo Gauchão 2010, o técnico Jorge Fossati resgatou um sistema utilizado por Tite no Inter em 2009: o 4-4-2 com meio-campo lembrando um losango. No treino da manhã desta segunda-feira, o treinador colorado reforçou com os jogadores o novo desenho tático.
Fossati dividiu o grupo em oito posições, deixando apenas os zagueiros de fora. A partir da linha central do gramado, posicionou os dois laterais, o volante central, os dois apoiadores, o ponta-de-lança, e os dois atacantes. E a reunião de cada uma destas "bases" deixou claro o desenho do losango no meio-campo.
A partir daí, Fossati trabalhou variações de jogadas com posse de bola, revezando os jogadores nas respectivas posições. Como primeiro volante, ele alternou Sandro e Josimar. Na segunda linha, os apoiadores foram Giuliano, Andrezinho e Glaydson – pela direita – e Guiñazu, Edu e Marquinhos, na esquerda.
As laterais tiveram Nei e Arilton na direita, e a dupla Kleber-Marinho na esquerda. O vértice mais adiantado do losango – a ponta-de-lança – alternou D'Alessandro e Thiago Humberto.
Na frente, a posição de centroavante foi ocupada por Alecsandro, Leandro Damião ou Kléber Pereira. E a de segundo atacante teve Walter e Taison.
O treinador não cansou de parar o trabalho e passar orientações, procurando sempre valorizar a posição que considera mais importante na articulação ofensiva: a do ponta-de-lança, por ele chamada de "enlace".
– Busquem o enlace, a bola tem de passar por ele – corrigiu Fossati, quando a articulação não contou com a participação de D'Alessandro, o "enlace" titular do Inter neste 4-4-2.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.