| 13/10/2009 18h05min
Com uma performance impressionante, Adriano de Souza, o Mineirinho, se sagrou campeão do Billabong Pro Mundaka 2009. Ele derrotou na final o australiano Chris Davidson e ergueu a taça pela primeira vez e chegou à terceira colocação do ranking Mundial. O australiano Mick Fanning não desperdiçou a oportunidade oferecida por Parko: fez o dever de casa, e é o novo líder do ranking.
A conquista de Mineirinho deu ao Brasil a 15º vitória no Circuito Mundial. O último brasileiro a ganhar uma etapa tinha sido Bruno Santos, no ano passado, em Teahupoo, no Taiti, mas participou do campeonato como convidado. O catarinense Neco Padaratz, em 2002, na França, conquistou para o Brasil a última vitória, derrotando na decisão o havaiano Andy Irons.
Para chegar à final, Mineirinho eliminou nas quartas, o havaiano Fred Patacchia. Nas semis, o paulista encarou o eneacampeão Kelly Slater, que derrotou o brasileiro na final em Imbituba, Santa Catarina.
Na final, contra o
australiano Chris Davisdson, Mineirinho começou com uma nota 7,50 e logo em seguida somou mais um 6,00 o que praticamente definiu a sua vitória. Davidson tinha como melhor nota um 4,33 e precisava de 9,84 para virar. Tirou 6,83 e diminuiu a diferença, mas ainda faltava um 7,35. O brasileiro decretou a conquista do título com uma esquerda que lhe rendeu nota 8,90.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.