| 06/08/2009 16h58min
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou nesta quinta-feira um comunicado oficializando a suspensão dos atletas Bruno Lins, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Lucimara Silvestre e Luciana França, em razão das amostras "A" de seus testes de urina. O comunicado foi feito após os atletas abrirem mão de sua privacidade antes do resultado da prova "B". Além disso, na nota, consta que mais de uma pessoa participou do planejamento do doping dos atletas brasileiros.
Confira, na íntegra, o comunicado da CBAt:
1. Em obediência às normas nacionais e internacionais, a Confederação Brasileira de Atletismo suspendeu preventivamente, no dia 04 do corrente mês, 5 (cinco) atletas, em razão de as análises das amostras "A"de seus testes de urina, colhidos em exame surpresa, fora de competição, realizados no dia 15 de junho próximo passado, terem apresentado resultado adverso em relação a substâncias proibidas.
2.
Outrossim, no dia 05, a CBAt suspendeu preventivamente os
treinadores que admitiram ter conhecimento de que essas substâncias eram administradas a seus atletas.
3. Em dois dias, portanto, em tempo absolutamente recorde em casos dessa natureza, a CBAt tomou as providências cabíveis em razão da gravidade do ocorrido.
4. Essas dolorosas medidas só puderam ser adotadas, em curto espaço de tempo, porque os atletas, espontaneamente, abdicaram da confidencialidade nessa fase do processo; o Rede Atletismo agiu prontamente na apuração dos fatos; e os treinadores assumiram a responsabilidade pela prática desses atos.
5. Não obstante, na leitura dos depoimentos dos atletas e treinadores envolvidos, verificam-se fortes indícios da participação de pelo menos 1 (uma) pessoa que os orientou, de forma perversa e deliberada, a utilizar as substâncias banidas.
6. A CBAt e o Rede Atletismo não irão permitir que atletas e treinadores sejam os únicos punidos em um processo que provavelmente contou com uma
personagem sinistra por trás desses infaustos
casos.
7. Assim, entre outras atribuições, a Comissão instituída para apurar essa questão irá procurar, com brevidade, reunir os elementos necessários para identificar outros responsáveis pelos casos de doping em apreço para denunciá-los aos órgãos competentes. E a CBAt irá considerar como circunstância atenuante, no julgamento dos desportistas, a contribuição que for dada na total elucidação desses feitos.
8. Por outro lado, prosseguem as sindicâncias para verificar se outros atletas estão envolvidos no uso de práticas proibidas.
Roberto Gesta de Melo
Presidente da CBAt
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.