clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 31/05/2010 14h53min

Irã já produziu 5,7 quilos de urânio altamente enriquecido, diz AIEA

Teerã afirma que material será destinado a reator nuclear de pesquisas

O Irã produziu ao menos 5,7 quilos de urânio altamente enriquecido até o início de abril, um material que Teerã afirma ser destinado a seu reator nuclear de pesquisas, segundo documento confidencial da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ao qual a AFP teve acesso nesta segunda-feira em Viena.

"Em 7 de abril de 2010, o Irã retirou 5,7 quilos de hexafluoruro de urânio (UF6) da primeira cascata" de seu projeto piloto de enriquecimento em Natanz, informou o documento da AIEA, que ainda afirma que "segundo o Irã, este UF6 foi enriquecido a 19,7%".

De acordo com um diplomata de alto escalão vinculado às inspeções realizadas pela AIEA na República Islâmica, o total de urânio altamente enriquecido do qual o Irã dispõe atualmente é muito maior.

— Os 5,7 quilos eram no início de abril. Mas desde então, o Irã continuou produzindo, e portanto, tem mais — afirmou este diplomata que pediu para não ser identificado. O Irã afirma que utiliza o urânio enriquecido como combustível para um reator de pesquisas com o objetivo de poder produzir radioisótopos médicos. No entanto, os países ocidentais temem que o país use o material para fabricar armas atômicas.

De acordo com as estimativas da AIEA indicadas por este diplomata, os iranianos estão produzindo em torno de 100 gramas diários de urânio altamente enriquecido.

AFP
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.