clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/09/2008 18h47min

Dodô assumiu em depoimento ter usado suplementos no Fluminense

Jogador afirmou que não sabia quais eram os produtos

Em depoimento à Corte Arbitral do Esporte (CAS) nos dias 19 e 20 de maio de 2008, Dodô assumiu que usou suplementos antes de jogos realizados pelo Fluminense durante a atual temporada. Disse ainda que não sabia os nomes dos produtos que ingeriu. O fato foi usado no relatório final do CAS sobre o caso como exemplo de negligência do atleta em relação aos procedimentos antidoping. As informações são do site GloboEsporte.com.

– O Tribunal considera impressionante a admissão do jogador, mesmo após um teste positivo, de que ele passivamente ingeria produtos indicados por seu clube sem procurar informações – diz o texto do CAS.

O documento mostra ainda como a CAS acabou com a defesa usada por Dodô para tentar escapar da punição pelo uso de femproporex quando atuava pelo Botafogo – e que lhe rendeu suspensão por dois anos. Os advogados do atleta basearam-se em um relatório de um laboratório da USP (Universidade de São Paulo) que mostraria que a substância femproporex havia sido encontrada em cápsulas de cafeína retiradas de dois frascos lacrados e um aberto. Os frascos foram vendidos ao clube por uma farmácia de manipulação e os advogados alegavam que não sabiam que havia femproporex nas cápsulas.

Porém, a CAS ressaltou que o documento da USP não especifica de quais frascos haviam sido tiradas as cápsulas usadas na análise. E ressalta um trecho em que "o Laboratório de Análises Toxicológicas não se responsabiliza pela procedência do material encaminhado para análise".

O relatório estranha ainda que nenhum membro da USP tenha sido chamado pelos advogados do Botafogo para auxiliar na defesa, e que isso poderia esclarecer alguns pontos do relatório feito pelo laboratório da universidade.

A CAS lembra ainda que um dos médicos do Botafogo declarou oficialmente que todos os jogadores do clube haviam tomado pílulas de cafeína antes das partidas contra o Vasco (dia 1º de abril de 2007) e Flamengo (dia 29 de abril). Porém, no jogo em que Dodô foi pego no exame antidoping, o médico não divulgou nenhuma informação oficial de que algum dos jogadores do clube havia tomado qualquer substância.

Agência Photocâmera  / 

Dodô assumiu que usou suplementos antes de jogos realizados pelo Fluminense durante a atual temporada
Foto:  Agência Photocâmera


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

11/09/2008 13h30min
Dodô pega suspensão de dois anos por doping
09/08/2007 18h50min
Fifa pede à CBF cópias dos julgamentos de Dodô
02/08/2007 19h14min
Dodô é absolvido da acusação de doping
24/07/2007 21h50min
Dodô pega gancho de 120 dias no STJD
09/07/2007 21h22min
Dodô pede investigação sobre o caso de doping
09/07/2007 18h35min
Contraprova dá positiva e Dodô é suspenso por 30 dias
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.