| 27/07/2008 16h32min
O espanhol Rafael Nadal está cada vez mais perto de ultrapassar o suíço Roger Federer na liderança do ranking mundial. Invicto há 29 jogos, o tenista número dois do mundo conquistou seu 30° título da carreira neste domingo ao vencer o alemão Nicolas Kiefer (37°) por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 6-2, no Masters Series de Toronto, de acordo com o site Globoesporte.com.
Nadal já havia vencido o torneio em 2005, porém em Montreal (a competição é disputada na cidade nos anos ímpares e em Toronto nos anos pares).
Com o título do Masters canadense, Nadal somou 500 pontos (menos 25 pontos do seu quinto melhor resultado no ATP de Rotterdam), ficando com 6.305 e diminuindo a desvantagem para Federer para somente 300 pontos. Assim, caso o espanhol também conquiste o Masters Series de Cincinnati e o suíço alcançe, no máximo, as quartas-de-final no evento americano, Nadal será o novo líder do ranking mundial após 234 semanas de hegemonia de Federer.
O jogo
O primeiro set foi marcado por muitos erros de Kiefer e a tradicional tranquilidade de Nadal. Demonstrando muito nervosismo e falta de precisão, o alemão cometeu 19 erros não-forçados e três duplas-faltas.
Em situação contrária, o espanhol passeava pela quadra, somente esperando Kiefer se atrapalhar sozinho. No ultimo game, o resumo do set: Kiefer vencia por 40/15 quando errou três vezes e entregou a parcial com uma dupla-falta. Resultado: 6-3 para Nadal, em 40 minutos.
Na volta para o segundo set, Kiefer mostrou porque eliminou o algoz de Roger Federer, o francês Gilles Simon. Mais concentrado, o alemão equilibrou a partida e evoluiu em quadra. Com o jogo empatado em 2-2, houve o melhor momento do confronto. Em um game muito longo, Nadal perdeu duas chances de fechar, mas ainda assim conquistou o terceiro ponto depois de salvar três break points.
Após o rali, o espanhol seguiu tranquilamente em direção à vitória, fechando os dois games seguintes com facilidade, sendo um deles sem permitir nenhum acerto de Kiefer. O último ponto veio com um belo smash no fundo da quadra, sem chance de rebote para o alemão.
Com a vitória, Nadal somou 12 títulos em Masters Series. Já Kiefer permaneceu em sua maré de azar. O ultimo torneio vencido pelo alemão foi em 2000, sendo que, desde então, ele já perdeu 12 finais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.