| 04/02/2008 16h03min
Milhares de americanos vão às urnas na próxima terça-feira escolher, entre pré-candidatos, aqueles que vão representar os partidos nas eleições presidenciais. Eleitores de 24 Estados estarão aptos a votar. A definição do nome indicado pode sair deste pleito ou ficar para os últimos Estados que só terão primárias em junho.
Dois democratas e dois republicanos são os candidatos com mais chances de sair da Superterça com uma indicação partidária para concorrer à Casa Branca. Eles participarão das eleições primárias de terça-feira, em 24 Estados e territórios da federação americana.
Do lado democrata, o senador por Illinois Barack Obama e a senadora
por Nova York Hillary Clinton disputam a adesão dos 4.049
delegados do partido. Para ser proclamado oficialmente candidato democrata, o candidato deve conseguir o apoio de pelo menos 2.025 delegados, ou seja, a metade mais um.
Do lado republicano, o senador John McCain parte nas pesquisas como favorito em muitos dos Estados em disputa. McCain é seguido de perto pelo ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Com poucas chances estão Mike Huckabee, ex-governador de Arkansas, e o congressista do Texas Ron Paul.
O ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, que se retirou da disputa após o grande fracasso na Flórida, tinha apenas dois delegados, que passarão a McCain, a quem declarou apoio. Os republicanos têm em jogo na terça-feira um total de 1.081 delegados, do total de 1.191 necessário para obter a candidatura.
Entenda a Superterça
A Superterça é o dia no qual mais Estados expressam suas preferências sobre os distintos candidatos. Votam pessoas ligadas a
partidos políticos. As datas são definidas internamente
pelos próprios partidos.
Em Idaho e Novo México, as primárias são apenas democratas, enquanto em Montana e Virginia Ocidental só os republicanos realizam eleições.
Os democratas disputam a candidatura em 22 Estados, além de duas votações adicionais, as de Samoa, um território americano no Pacífico, e a dos filiados ao partido que vivem no exterior. Desta forma, são 24 votações. Os republicanos têm em jogo os resultados de 21 Estados.
A unidade da Federação que mais delegados fornece a ambas as convenções é a Califórnia, com 441 representantes democratas e 173 republicanos. Em seguida vêm Nova York, com 281 democratas e 101 republicanos, Illinois (185 democratas e 70 republicanos), Nova Jersey (127 democratas e 52 republicanos) e Massachusetts (121 democratas e 43 republicanos).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.