| 04/02/2008 10h53min
O candidato democrata Barack Obama alcançou a favorita Hillary Clinton nas pesquisas de intenções de voto para a Superterça. Segundo levantamento Zogby-Reuters divulgado ontem, Obama está tecnicamente empatado com Hillary na Califórnia (ele tem 45% e a senadora,41%), New Jersey (42% a 43%) e Missouri (43% a 44%), três importantes Estados entre os 22 que realizam prévias amanhã. Pesquisa nacional do Washington Post-ABC confirma o equilíbrio.
Hillary aposta em seus fiéis eleitores — mulheres, idosos, latinos e população de baixa renda — para manter o bom desempenho nas primárias. Obama conta com o entusiasmo dos eleitores negros, jovens e população de renda mais alta. Mas é principalmente o eleitorado jovem que pode dar a Obama uma chance de virada na Superterça.
Desde 1972, quando americanos a partir de 18 anos ganharam direito a voto, o interesse dos jovens pelas eleições não é tão grande. Segundo pesquisa da revista Time, 74% dos jovens estão seguindo o
processo eleitoral de perto,
diante de 40% na eleição de 2004 e 13% em 2000. Como os jovens favorecem Obama (em Iowa ele ganhou mais de 50% do voto jovem e na Carolina do Sul, 67%), o xis da questão será traduzir o entusiasmo dos eleitores abaixo de 30 anos em comparecimento às urnas na maioria dos Estados.
— Os jovens apóiam Obama, mas os eleitores mais velhos têm uma probabilidade bem maior de votar — disse ao Estado John Pitney, ex-vice-diretor de pesquisas do Comitê Nacional Republicano.
Entre os republicanos, o senador John McCain consolidou sua liderança e, na opinião de especialistas, deve sair como virtual candidato do partido após a Superterça, onde é favorito na maioria dos Estados. Segundo pesquisa da agência Reuters, McCain tem vantagem de dois dígitos sobre o ex-governador do Arkansas Mitt Romney em Nova York (49% a 23% ) e New Jersey (54% a 23%). Já na Califórnia, o Estado com maior número de delegados, Romney tem 37% dos votos e McCain, 34%.
No campo democrata,
espera-se que a disputa vá se
prolongar pelo menos até março, com uma briga emocionante, delegado a delegado. Por isso é essencial para Obama ter um bom desempenho em vários Estados da Superterça. Mesmo que ele não ganhe, pode garantir um número razoável de delegados.
Agência Estado
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.