| 18/09/2007 14h52min
O título da etapa de Salvador do Circuito Nacional de Vôlei de Praia, conquistado no último domingo, coroou Pedro Solberg e Harley como únicos brasileiros a vencer três competições seguidas neste ano. Antes de subir ao degrau mais alto do pódio na capital baiana, a dupla formada em meados de março havia sido campeã dos Abertos de Finlândia, em Aland, e da Rússia, em São Petersburgo, pelo Circuito Mundial.
A primeira vitória na competição nacional consolidou Pedro e Harley na terceira colocação no ranking com 1.440 pontos. Desta maneira, se distanciaram de Franco-Pedro Cunha, com quem estavam empatados, e se aproximaram de Ricardo e Emanuel, que têm 1.560. A liderança segue com Márcio e Fábio Luiz (Medley), vencedores em 2005, que somam 1.720.
A conquista inédita em Salvador não chega a ser uma surpresa para o carioca Pedro Solberg e o brasiliense Harley, que estão invictos há 19 jogos. Juntos, também haviam chegado ao pódio com o terceiro lugar em Santos e Brasília. Em seguida, ganharam a abertura do Circuito Mundial em Xangai, na China.
– Somos jogadores de qualidade com características que se complementam. Acho que isso facilitou nosso muito entrosamento. O Pedro trabalha bem junto à rede e eu estou defendendo bem. A nossa virada de bola também é consistente e isso tem feito a diferença – afirmou Harley.
A parceria que vem dando muito certo em areias de todas as partes do mundo, entretanto, era considerada improvável por Harley no início da temporada.
– Começamos a jogar juntos por acaso. Não foi nada planejado e eu jamais havia pensado nisso. Abrimos o ano atuando com outros companheiros. Mas, depois da etapa de Juiz de Fora, me separei do Alison e o Benjamim, que ia formar dupla com o Pedro, se machucou. Sabendo que eu estava sem parceiro por amigos que temos em comum, ele me procurou e nos acertamos – completou.
Filho da ex-jogadora Isabel, Pedro Solberg, 21 anos, é uma estrela em ascensão do vôlei de praia brasileiro. É campeão mundial sub-18, bicampeão na categoria sub-21 e o único jogador abaixo de 22 anos a ganhar três etapas do Circuito Mundial no mesmo ano (China, Finlândia e Rússia). Na final de domingo, Pedro foi o melhor jogador em quadra. Com uma excelente participação no bloqueio e boas viradas de segunda, garantiu uma vitória espetacular sobre os paraibanos Jorge e Renatão, que levaram a melhor no primeiro set e ficaram a um ponto de fechar o jogo na quadra central da Praia da Armação.
– Apesar de jovem, o Pedro está jogando como um jogador experiente. Ele é alto e bloqueia muito bem. Além disso, é um garoto que escuta muito. Consegui passar a ele um pouco da minha experiência ao longo desses anos e, desta forma, estamos dando muito certo. Ele tem tudo para ser um dos maiores nomes do país – elogiou Harley, de 32 anos.
Pedro e Harley já se credenciam a representar o Brasil na próxima Olimpíada. As duas vagas nacionais para Pequim serão decididas com base no Ranking Mundial, onde a dupla ocupa atualmente a quarta colocação. Se a definição fosse hoje, os lugares seriam de Márcio/Fábio Luiz e Ricardo/Emanuel. Mas a contagem considera os oito melhores resultados de cada equipe até o dia 20 de julho de 2008. Para Harley, ir aos Jogos é um sonho antigo e já adiado.
– Eu tinha chances de disputar a Olimpíada de Atenas junto com o Franco, mas ele acabou indo jogar com o Tande. Na época fiquei muito chateado com ele, mas hoje isso passou e somos amigos. Com Pedro eu sei que vai ser diferente. Estamos trabalhando muito para, juntos, chegarmos lá – finalizou Harley.
Na semana que vem, a equipe tentará o quarto título consecutivo. O Aberto do Brasil, em Fortaleza, fechará o calendário do Circuito Mundial.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.