clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/09/2007 14h32min

Brasil pode ganhar 51ª medalha no Mundial de Vôlei de Praia em Fortaleza

Emanuel é o maior vencedor do país, com seis conquistas

A etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que começará dentro de uma semana, em Fortaleza, poderá marcar a conquista da 51ª medalha do Brasil no torneio masculino. Desde a primeira vez que a competição foi realizada no país, em 87, no Rio de Janeiro, até 2006, em Vitória, as duplas masculinas subiram no pódio 50 vezes. Ao todo, são 18 medalhas de ouro, 15 de prata e 17 de bronze.

Como dupla ninguém venceu mais no Brasil do que os norte-americanos Randy Stoklos e Sinjin Smith, que ganharam em 87, 89, 90, 91 e em 92, sempre no Rio. Individualmente, com seis vitórias, o maior vencedor no Brasil é o campeão olímpico e pan-americano Emanuel (97 – duas vezes – ao lado de Zé Marco, 2001, com Tande, e 2003, 2004 e 2005, já com Ricardo).

Pentacampeões do Circuito Mundial por antecipação, Ricardo e Emanuel já têm vaga garantida no torneio principal da etapa brasileira, em Fortaleza, juntamente com Márcio/Fábio Luiz, Harley/Pedro Solberg e Franco/Pedro Cunha. Trinta e duas duplas estarão brigando pelo título na capital cearense.

Além do Brasil, destaque também para os representantes dos Estados Unidos, Todd Rogers (melhor defesa na AVP e no Circuito Mundial em 2006) e Phil Dalhausser (melhor atacante da temporada passada em seu país), dupla medalha de ouro na última edição do Campeonato Mundial, na Suíça. Eles também ganharam 10 torneios norte-americanos este ano.

O Brasil estará recebendo o Circuito Mundial pela 29ª vez, e Fortaleza nunca recebeu a competição nas duas categorias – masculina e feminina. Franco e Roberto Lopes foram os vencedores na capital cearense em 94 e em 95. Os norte-americanos Mike Dodd (que hoje é técnico) e Mike Whitmarsh ganharam em 96. No ano seguinte, vitória de Emanuel e Zé Marco. Em 2002, o título ficou com Márcio e Benjamin.

No feminino, Fortaleza só recebeu duas edições do Circuito Mundial: em 2001, quando Adriana Behar e Shelda venceram, e em 2004, com vitória de Walsh e May, dos Estados Unidos, atuais campeãs olímpicas e tricampeãs mundiais.

Larissa e Juliana, que venceram cinco etapas do Circuito Mundial este ano, poderão assegurar o tricampeonato da competição. Para isso, a dupla precisará apenas subir no pódio em Fortaleza, onde moram e treinam, independente da posição.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.