clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/10/2005 13h17min

Pecuarista desabafa e garante que gado recebeu vacinação

Dona da fazenda diz desconhecer origem do foco da doença

Marisa Vezozzo, dona da Fazenda Vezozzo, localizada no município de Eldorado (MS), falou ontem pela primeira vez sobre a contaminação dos 153 animais com febre aftosa em sua propriedade.

Como um desabafo, a produtora confirmou que o controle sanitário dos animais da fazenda é rigoroso: a vacinação foi feita regularmente de acordo com toda a orientação da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro). Marisa destacou ter informado imediatamente a doença às autoridades:

– Fazemos um controle rigoroso desde o nascimento até a vacinação dos animais. Quando o veterinário contratado percebeu os sintomas no gado, informou ao Iagro para que as medidas fossem tomadas.

A Fazenda Vezozzo tem um rebanho de 582 animais. Numa ação de controle sanitário, os exemplares começaram ontem a ser sacrificados. Marisa disse que ainda não calculou o prejuízo e assegurou desconhecer o motivo da contaminação. A família Vezozzo é também proprietária de uma fazenda em Londrina, no Paraná.

A origem do foco de aftosa no município de Eldorado ainda não foi descoberta. Exames estão sendo realizados e a confirmação só deve ser anunciada na sexta-feira, após a publicação de um laudo do Centro Panamericano de Controle de Aftosa.

Conforme o superintendente-substituto e diretor técnico da Superintendência Federal da Agricultura do Estado, José Euclides Vieira Severo, mesmo com a vacina um animal pode ficar doente. A segurança de imunidade depende da qualidade da vacinação do rebanho, que inclui não só a própria vacina ministrada, mas as condições sanitárias do processo.

Para que um rebanho seja considerado portador de uma boa vacinação, pelo menos 85% dos animais devem ter recebido a dose.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.