| 12/10/2005 11h24min
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de Mato Grosso do Sul enviou material coletado dos bovinos da Fazenda Vezozzo, em Eldorado, para análise no Laboratório de Apoio Animal (Lapa), em Belém - PA. Técnicos temem que um agente mais virulento que os já identificados no Brasil possa provocar novos focos de febre aftosa.
Caso a suspeita seja confirmada, pode haver proliferação da doença, já que o novo agente pode ser imune à vacina usada no país.
O sacrifício dos 582 animais da fazenda Vezozzo adiado de segunda-feira para terça e deve ser encerrado hoje. A demora se deve ao fato de que técnicos queriam coletar novas amostras de sangue de animais ainda vivos.
Conforme o Iagro, a vacina usada em Mato Grosso do Sul e no restante do país combate a ação dos vírus C3, A24 e O1. O laboratório do Ministério da Agricultura diagnosticou que o agente causador da aftosa em Eldorado é o do tipo O, mas existe a possibilidade de ser de uma tipologia que não a 1.
GOVERNO DE MSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.