| 30/08/2005 14h37min
Começa nesta quarta, em Braço do Norte, no Sul do Estado, a 19º edição do Tour de Santa Catarina, evento ciclístico que vai reunir as 30 principais equipes nacionais e dois times estrangeiros representando Paraguai e Chile.
A prova desse ano será disputada em oito dias, num total de 673,5 quilômetros. A largada terá um prólogo de 2,9 quilômetros. A abertura serve para a definir qual ciclista vai usar a camiseta amarela de líder.
A primeira etapa de estrada ocorre na quinta, com a subida da Serra do Rio do Rastro, até a cidade de São Joaquim. As etapas ainda vão passar pelas cidades de Bom Retiro, Rio do Sul, Ituporanga, Pomerode, Joinville e São Francisco do Sul.
Eterno candidato ao título, um dos principais destaques da prova é o catarinense Márcio May, da equipe Scott, que vai tentar o tetracampeonato. Campeão em 1997, 98 e 2002, o ciclista é sempre um dos favoritos.
Quem também entra na disputa sonhando com o título é o argentino Matias Médici, da equipe Avaí/Senac, de Florianópolis, campeão do ano passado.
– Acho que temos boas chances, pois a equipe está bem forte e todos os companheiros vão ajudar nessa briga. Além disso, o regulamento aumentou o número de integrantes da equipe para oito e isso favorece muito – explicou Matias, de 30 anos.
Na segunda, os ciclistas da equipe Avaí/Senac foram apresentados em Florianópolis. Hexacampeã dos Jogos Abertos, a equipe da Capital contratou Matias Médici no ano passado, para a Volta Ciclística, e a aposta foi boa, já que o argentino, com um bom contra-relógio, acabou sagrando-se campeão geral, garantindo inclusive um contrato de dois anos com a equipe da Avaí.
Os principais resultados do ciclista nesta temporada foram o segundo lugar na Volta Ciclística de São Paulo – o campeão foi Jorge Giacinti, da Memorial/Santos, que também estará em Santa Catarina.
Matias venceu ainda a Ruta das Américas, no Uruguai. Para o técnico Diones Chinelatto, a equipe está física e emocionalmente preparada, embora o percurso seja considerado de média dificuldade.
– Queremos conquistar o inédito bicampeonato – afirmou Chinelatto, que foi técnico da seleção brasileira no Pan-Americano de Ciclismo Júnior do Chile (2003) e do Equador (2004).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.