| 17/02/2005 18h20min
Pecuaristas, federações e associações de criadores de gado de corte reúnem-se nesta sexta, dia 18, em Goiânia, para discutir as regras de compra do boi gordo. A reunião foi convocada pelo Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O Fórum apurou recentemente que diversos frigoríficos exportadores definiram, de forma conjunta e em uma mesma data, critérios para o processo de compra de boi gordo, com regras que geram prejuízo para os pecuaristas. No dia 10 deste mês produtores e especialistas denunciaram a existência de cartelização no setor.
– Os frigoríficos estabeleceram condições de comercialização unilateralmente, ao mesmo tempo, sem consultar o setor produtivo – destacou o presidente do Fórum, Antenor Nogueira, que reuniu correspondências de diversos frigoríficos emitidas na mesma data e estabelecendo tabelas de deságios na compra de gado.
Cópias foram entregues ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Carne Bovina. O tema também foi encaminhado à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
Conforme Nogueira, somente cinco empresas do setor detêm 80% do mercado de carne bovina destinada à exportação, e essas empresas estão entre as que adotaram conjuntamente critérios para o processo de compra de boi gordo.
Com informações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.