| 02/02/2005 21h34min
A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) ameaça denunciar as indústrias frigoríficas por formação de cartel ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os pecuaristas acusam os frigoríficos de usar uma mesma tabela de classificação para o gado, reduzindo entre 3% e 30% o preço do boi, conforme as características do animal.
O presidente do Fórum Nacional de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, já conversou sobre a denúncia com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. O assunto deve ser discutido nesta quinta, 3, nos ministérios da Fazenda, Agricultura e Justiça.
A polêmica sobre a tabela de classificação de carcaças depende do ponto de vista. De acordo com os produtores, ela estabelece padrões para desvalorizar o produto. Segundo a indústria, o seu efeito é valorizar o produto de boa qualidade, com condições de ser exportado.
A tabela de classificação é um sistema que remunera o boi ou a vaca de acordo com as características da sua carne. O pecuarista recebe mais pelos bons animais – cuja carne pode ser exportada – e menos pelos maus. São avaliados na hora de formar o preço pela tabela cinco características: peso, maturidade, acabamento (gordura), conformação de carcaça e sexo.
As informações são de Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.