clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 17/10/2011 14h08min

Normalização dos voos pode demorar até três dias na Argentina, informa governo

Voos nos aeroportos argentinos começaram a ser retomados ao meio-dia desta segunda

Os voos nos aeroportos argentinos que estavam cancelados começaram a ser retomados ao meio-dia desta segunda-feira, segundo informou o secretário de Transportes, Juan Pablo Schiavi. No entanto, a reprogramação de todas as viagens atrasadas desde o domingo poderá demorar até três dias.

— Pedimos aos usuários que, em vez de ir aos aeroportos, liguem para suas companhias para obter informações sobre os novos horários de seus voos — disse o secretário argentino em entrevista a uma rádio de Buenos Aires.

Schiavi informou que o cancelamento dos voos provocou um "problema de capacidade" de operação nos aeroportos portenhos. 

— A normalização de todos os voos levará um tempo — reconheceu o secretário.

As autoridades dos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque informaram que as condições normais de operações foram dadas para alguns destinos a partir da manhã desta segunda-feira. Algumas cidades brasileiras sofreram com os cancelamentos dos voos no sábado, em consequência da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Peyehue-Cordón Caulle.

O vulcão está em atividade desde junho, emitindo densas partículas, prejudicando a visibilidade de motoristas e pilotos de aeronaves na Argentina, conforme a direção e intensidade dos ventos.

Nas últimas semanas, o vulcão não estava emitindo novas cinzas, mas o material vulcânico acumulado ao longo desses meses no solo da região da Patagônia foi soprado por fortes ventos durante o fim de semana.

Os especialistas alertam que o vento costuma soprar forte em outubro e novembro na região da Patagônia, e, portanto, o fenômeno poderia se repetir e afetar novos voos. Os ventos de até 120 km/h, conforme dados do Serviço Nacional de Meteorologia, levantaram as cinzas acumuladas em Rio Negro, Chubut e Neuquén. Mais de 12 mil passageiros foram afetados no domingo e nesta segunda.

>> Consulte a situação do seu voo

>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:




>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.