clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 17/10/2011 05h31min

Cinzas vulcânicas chegam ao Rio Grande o Sul e nova pluma pode causar mais transtornos

Uma segunda nuvem que está no interior da Argentina pode cobrir o território gaúcho nesta manhã

A nova nuvem de cinzas provenientes do vulcão chileno Puyehue, que causou cancelamentos em voos da Argentina e do Uruguai e das empresas aéreas Gol e TAM, chegou ao Rio Grande do Sul por volta da 1h desta segunda-feira, conforme a Somar Meteorologia.

De acordo com a imagem do satélite EUMETSAT, a pluma alcançou o extremo sul do estado gaúcho, nas regiões de Santa Vitória do Palmar e Chuí. Porém, a nuvem se desloca para alto-mar.

>>> Saiba como entrar em contato com as companhias aéreas

Segundo o site da Infraero, três voos com chegada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foram cancelados até as 9h desta segunda. Todos da GOL, saídos de Montevidéu, Córdoba e Buenos Aires.

Pelo menos uma partida internacional da Pluna com destino ao Uruguai, prevista para as 7h30min também havia sido cancelada até o começo desta manhã em função das cinzas.

— Não temos como afirmar com certeza se essa ocorrência irá afetar a situação dos aeroportos gaúchos, pois não sabemos a intensidade da dispersão das fuligens enquanto a nuvem se desloca — explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Porém, uma segunda pluma que está no interior da Argentina causa maior preocupação para o meteorologista. Conforme simulações numéricas de previsão do tempo, os ventos nos níveis médios da atmosfera permanecerão soprando de sudoeste para nordeste nas próximas horas.

De acordo com a movimentação da fuligem, que está a cerca de 5 mil metros de altura, o território gaúcho pode ser tomado pela nuvem, inclusive Porto Alegre, conta Celso. Dessa vez, a entrada das cinzas aconteceria pela Fronteira Oeste.

— Existe a possibilidade de essa outra pluma se espalhar pelo Rio Grande do Sul até o final da manhã. A emissão de diversas "bolhas" de cinzas de forma constante do vulcão propicia as ocorrências. A diferença está na concentração de fuligem que, quando mais alta, maior a probabilidade de causar transtornos.

Uma forte neblina provocou o fechamento do aeroporto Salgado Filho às 5h20min desta segunda-feira, afetando também voos domésticos. Às 7h, segundo a Infraero, o aeroporto foi reaberto para decolagens.


Cancelamentos no Aeroporto Salgado Filho até as 8h10min:

Partidas:

GOL 01647 com destino a São Paulo (Guarulhos) e escala em Florianópolis - 6h20min
PLUNA 00646 com destino a Montevideo - 07h35min

Chegadas:

GOL 07487 de Montevideo - 07h15min
GOL 07465 de Córdoba - 07h30min
GOL 07651 de Buenos Aires - 08h58min


>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:




>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

ZERO HORA
Valdir Friolin / Agencia RBS

Entre o final da tarde e a noite de domingo, cancelamentos de voos provocaram filas no Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto:  Valdir Friolin  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

17/10/2011 04h46min
Cinzas vulcânicas: saiba como entrar em contato com as empresas aéreas para consultar voos
16/10/2011 20h39min
Autoridades argentinas confirmam suspensão de operações aéreas em razão das cinzas de vulcão
16/10/2011 20h30min
Cinzas do vulcão chileno provocam cancelamento de voos da Gol e TAM
16/10/2011 17h57min
TAM cancela voos para Argentina e Uruguai por causa de cinzas do vulcão chileno
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.