clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 09/06/2011 16h48min

Gol suspende operações no Estado por causa do avanço da nuvem de cinzas de vulcão chileno

Cancelamentos de voos são válidos para aeroportos Salgado Filho e de Caxias do Sul

Atualizada às 17h37min

A Gol emitiu um comunicado às 16h20 desta quinta-feira informando que decidiu suspender temporariamente as operações no Aeroporto Salgado Filho, na Capital, a partir das 18h30 de hoje, e em Caxias do Sul a partir das 19h.

A Azul inicialmente havia informado o mesmo. No entanto, mais tarde, a empresa explicou que a decisão de cancelar pousos e decolagens previstos na Capital a partir da noite desta quinta-feira será definida em reunião nas próximas horas.

Conforme a Gol, a posição tem como base os prognósticos de avanço das nuvens de cinzas vulcânicas sobre o espaço aéreo gaúcho. Desde pela manhã a companhia também não estava voando para o Uruguai e Argentina.

Conforme o meteorologista Gustavo Escobar, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), plumas de fuligem devem chegar nas próximas horas a Porto Alegre caso o regime de ventos continue inalterado.

Na nota, a companhia informa que está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar reacomodações ou o reembolso no valor integral dos bilhetes. A empresa justifica a suspensão temporária dos voos no RS na necessidade de operar "sob um rigoroso padrão de segurança.

"A companhia só restabelecerá as decolagens quando encontrar as condições necessárias para fazê-los sem risco", informa o comunicado.

Leia a íntegra do comunicado da Gol

A GOL informa que, para preservar a segurança de seus clientes e colaboradores, tomou a iniciativa de suspender temporariamente as operações nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio grande do Sul, a partir das 18h30 e 19h de hoje, respectivamente. A decisão baseia-se em prognósticos que apontam o avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo do estado.

Neste momento, as operações da GOL nos aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires (Argentina), e na cidade de Montevidéu (Uruguai) estão interrompidas pelo mesmo motivo.

A empresa está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar reacomodações sem cobrança de taxas, ou, se for de sua preferência, o reembolso no valor integral dos bilhetes. A Central de Relacionamento está disponível nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai).

A GOL orienta clientes que viajariam hoje às cidades mencionadas a permanecer em seus destinos de origem e contatar a companhia. Com a suspensão proativa das operações, a empresa espera minimizar transtornos aos passageiros em trânsito, cujos voos seriam alternados para outras bases ou, até mesmo, retornariam.

A GOL lamenta pelo desconforto, mas volta a ressaltar que opera sob um rigoroso padrão de segurança e que só restabelecerá as decolagens quando encontrar as condições necessárias para fazê-lo sem riscos. A empresa fornecerá informações adicionais assim que elas estiverem disponíveis.

Cinzas podem chegar à Capital à noite


No início da tarde
, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma nuvem de cinzas do vulcão chileno pode chegar a Porto Alegre no final da noite desta quinta-feira, caso as condições atmosféricas se mantenham. Os dados são do mais recente relatório emitido pelo Centro de Monitoramento da Argentina.

De acordo com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão vinculado à FAB, que acompanha em tempo real a evolução do cenário no Conesul, o relatório aponta que as regiões de Uruguaiana, Bagé e Santa Maria poderiam ser atingidas pela fumaça por volta das 16h.


Conheça o vulcão chileno Puyehue:



ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.