| 30/05/2011 16h16min
A Fifa arquivou, por falta de provas, o caso pelo qual o brasileiro Ricardo Teixeira era acusado de corrupção, conforme anunciou nesta segunda o presidente da entidade, Joseph Blatter. Além de Teixeira, outros dirigentes estavam sendo investigados, entre eles o paraguaio Nicolás Leoz, presidente da Conmebol.
– Hoje, o comitê executivo reuniu-se e recebeu um informe da comissão de investigação sobre as declarações de David Triesman (responsável pela candidatura inglesa para a organização na Copa do Mundo de 2018) no parlamento inglês e temos o prazer de poder confirmar que não existem elementos para iniciar um processo – disse.
David Triesman, ex-presidente do comitê de candidatura da Inglaterra para a organização da Copa do mundo de 2018, tinha acusado de corrupção Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, Jack Warner, presidente da Concacaf e Worawi Makudi, presidente da federação tailandesa. Perante uma comissão de investogação do parlamento britânico, ele qualificou o comportamento desses dirigentes de "incorreto e antiético".
Nas suas acusações, Triesman citou um encontro que teve com Ricardo Teixeira durante um jogo entre o Brasil e a Inglaterra no Qatar, em 2009. Quando o inglês se disse feliz pelo então presidente Lula ter mostrado simpatia pela candidatura inglesa, o presidente da CBF teria respondido: "Lula não é nada. Venha e me diga o que você tem para mim".
Triesman também alegou que Warner teria solicitado, em troca do seu apoio, 4 milhões de dólares para a construção de escolas emo seu país, Trinidad e Tobago, além de uma "doação" de US$ 800 mil para garantir a transmissão da Copa do Mundo de 2010 no Haiti. Já Leoz teria pedido um título honorífico de cavalheiro, durante um encontro com o dirigente inglês em Assunção, em 2009.
AFP
Falta de provas livraram o nome de Ricardo Teixeira sofrer investigação profunda por acusação de corrupção
Foto:
Steffen Schimidt, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.