| 12/05/2011 23h54min
A missão era complicada, quase impossível, mas o Avaí gosta de grandes desafios e provou isso ontem à noite, na Ressacada. Em uma virada sensacional, o Leão venceu o São Paulo por 3 a 1 e chegou, pela primeira vez, às semifinais da Copa do Brasil. Agora, os catarinenses encaram o Vasco na próxima fase da competição.
• Assista aos gols da vitória avaiana
• A galeria de fotos da partida
Ciente do tamanho do desafio — perdeu o jogo de ida, no Morumbi, por 1 a 0 —, o técnico Silas resolveu arriscar. Mandou a campo uma escalação ousada, com Marcinho Guerreiro sozinho na marcação, Revson na zaga e o lateral Julinho improvisado no ataque. As mudanças deixaram a equipe desentrosada e, nos minutos iniciais, os visitantes tomaram a iniciativa.
O trio formado por Lucas, Dagoberto e Fernandinho sufocou a defesa do Avaí com rápidos deslocamentos. E o duelo ganhou ares de tragédia quando, na primeira chance, o Tricolor abriu o placar. Aos 15 minutos, Dagoberto cobrou falta pelo lado direito e Casemiro, de cabeça, estufou as redes.
A reação avaiana veio de forma imediata. No minuto seguinte, Estrada cruzou da esquerda e o artilheiro William, também de cabeça, igualou o marcador. O gol animou o time e a torcida. O gol da virada era questão de tempo. E ele veio aos 30, quando Marquinhos cobrou escanteio pelo lado esquerdo, a zaga do São Paulo afastou mal e Bruno, de cabeça, venceu Rogério Ceni.
Ainda faltava um gol para confirmar a vaga e Silas percebeu que era preciso mudar o time. Após o gol, ele tirou o lateral Romano, recuou Julinho e colocou o meia Marquinhos Gabriel. A alteração deu maior força ofensiva e a pressão azurra aumentou.
Silas gostou do rendimento e foi para o intervalo pedindo calma. Havia ainda 45 minutos para fazer o gol da classificação.
Silas estava certo. Aos 30 segundos da etapa final, Marquinhos Gabriel pegou uma sobra dentro da área e, com a perna esquerda, ampliou a vantagem. O gol fez o São Paulo se mexer. Dagoberto, aos seis, e Henrique, que substituiu o zagueiro Xandão, aos 11, desperdiçaram boas chances. O Leão recuou, mas não deixou de atacar. Se fechou na defesa e passou a explorar os contra-ataques. Acleisson, aos 41, ainda acertou o poste em cobrança de falta. Era a senha para começar a festa. Os avaianos não pararam mais de pular e gritar. Uma noite para não ser esquecida tão cedo.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ (3)
Renan; Bruno, Gustavo Bastos, Revson; Diogo Orlando, Marcinho Guerreiro, Estrada (Acleisson), Marquinhos (Mauricio Alves), Romano (Marquinhos Gabriel); William, Julinho
Técnico: Silas
SÃO PAULO (1)
Rogério Ceni; Rhodolfo, Xandão (Henrique), Alex Silva; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba, Lucas, Juan; Fernandinho (Marlos)(Willian José), Dagoberto
Técnico: Paulo Cesar Carpegiani
Gols: Casemiro (SP), aos 15, William (A), aos 16 minutos, e Bruno, aos 30 minutos do 1º tempo; Marquinhos Gabriel (A), a 30 segundos do 2º tempo.
Amarelos: Estrada, Romano, Diogo Orlando (A); Juan, Rhodolfo (SP)
Arbitragem: Márcio Chagas, auxiliado por Marcelo Barrison e José Calza (trio do RS)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.