| 31/03/2011 08h57min
O Campeonato Catarinense chega à reta decisiva neste final de semana. Equipes que brigam pela parte de cima ou de baixo da tabela terão duelos importantes que podem encaminhar a definição das vagas. Destaque para Avaí x Figueirense, na Ressacada; e Criciúma x Joinville, no Heriberto Hülse.
Para saber as chances de cada participante, o Diário Catarinense conversou com o professor de matemática e estatístico Valmir Medeiros, o Kmarão. Segundo ele, a Chapecoense é a equipe mais perto da vaga na semifinal do returno. O time do técnico Mauro Ovelha soma 13 pontos e, com mais um triunfo nos três jogos que restam, garante um lugar na semifinal.
Pela suas contas, o Verdão do Oeste tem 96% de chances de êxito. Outros cinco clubes disputam três vagas: Avaí, Criciúma, Figueirense, Joinville e Brusque. O Avaí é o que está em vantagem nessa briga. Apesar de ocupar a terceira posição na tabela, o Leão jogará duas das três partidas que faltam em casa. Por isso, suas chances são relativamente maiores do que as de Figueirense, Joinville e Brusque.
Estas equipes atuarão duas vezes longe de casa e, na opinião do estatístico, tal condição influencia diretamente nas probabilidades de classificação.
— Historicamente, as equipes que jogam em casa no Campeonato Catarinense levam vantagem — ressalta Medeiros.
Para ele, 15 pontos é o número mágico para avançar à semifinal. Mas isso não quer dizer que os times que somarem 14 estejam fora do páreo. Só para se ter uma ideia, no primeiro turno, o Joinville entrou em quarto lugar com 13 pontos. Medeiros destaca que a chance de isso se repetir é quase nula porque, no returno, o número de empates foi bem menor.
— Os parâmetros de avaliação mudaram bastante neste turno. Tivemos menos empates e a pontuação, hoje, está mais elevada — acrescentou.
O estatístico também avaliou as probabilidades de rebaixamento. Conforme Medeiros, quatro clubes lutam para fugir da degola: Concórdia, Imbituba, Metropolitano e Marcílio Dias. O mais ameaçado, apesar da recuperação nas últimas rodadas, é o Concórdia. Tem 81% de chances de cair para a Divisão Especial. Na sequência, vêm o Imbituba, com 68%, o Metropolitano, com 42%, e o Marcílio Dias, com 9%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.