clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/12/2010 11h30min

WikiLeaks: especialistas analisam a imagem do Brasil depois da divulgação de documentos

O assunto foi tema do programa Polêmica, da Rádio Gaúcha

Documentos da diplomacia dos Estados Unidos divulgados nesta semana pelo site WikiLeaks constrangeram o Itamaraty e o levaram até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prestar esclarecimentos. Segundo o site, o Brasil disfarçaria a prisão de suspeitos de terrorismo. Nos telegramas, o Itamaraty no governo Lula é visto ainda como antiamericano. No programa Polêmica, da Rádio Gaúcha, desta quarta-feira, especialistas debateram o assunto.

A partir de uma análise do caso, o advogado e professor de direito internacional, Paulo Caliendo, o editor de mundo de Zero Hora, Luciano Peres, e o diretor do Centro de Estratégia e Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI), Marcelo Suano, concluíram que o país não teve a imagem abalada pela publicação dos documentos, no entanto, eles esperam que mais informações sejam divulgadas. 

Confira as opiniões:

 Marcelo Suano, diretor do Centro de Estratégia e Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI):

— É uma grande constrangimento, mas que não vá atrapalhar a diplomacia. (...) Milhares de relatórios são feitos assim por dia, pois eles são obrigatórios. É como revelar para o mundo uma conversa "familiar"— disse. — O problema todo é que vamos ver ainda o que o WikiLeaks é — ressaltou.

 Luciano Peres, editor de mundo do jornal Zero Hora:

— Nem todos os documentos são grandes revelações, o fato do Itamaraty ser antiamericano não é novidade. (...) O Brasil se saiu bem até agora dos documentos que foram revelados, mas deve ter muita coisa ainda para aparecer. (...) Não se sabe, mas a expectativa é que coisas muito interessantes possam ser reveladas nos próximos dias.

 Paulo Caliendo, advogado e professor de direito internacional:

— É uma fofoca diplomática. (...) Talvez, tudo que tenha sido revelado nada mais seja do que uma discussão interna, onde as aparências não revelam os interesses. O Brasil não foi afetado — salientou. 

Leia mais:

>> China bloqueia acesso ao site
>> Celso Amorim minimiza importância das revelações
>> Interpol expede mandado de prisão contra fundador do site WikiLeaks

ZEROHORA.COM
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.