clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 02/10/2010 14h06min

Lula diz que fez mais viagens na campanha de Dilma do que em 2006

Lula participou de agenda no ABC paulista ao lado de Dilma e Mercadante

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, ao encerrar a campanha eleitoral, que viajou mais durante a campanha de Dilma Rousseff do que em 2006, quando foi reeleito e afirmou ainda que sairá do governo "com a consciência tranquila de que nós não fizemos tudo que era necessário fazer, mas fizemos muito mais do que já foi feito em qualquer outro momento da história do Brasil". E admitiu que terá "problemas" após deixar o cargo.

— No dia 1º de janeiro será um problema. Muita festa para a posse da Dilma. Para mim vai ser uma incógnita, porque não sei o que vai acontecer a partir do dia 2, pois vou levantar de manhã e não vou ter mais ninguém para xingar — disse. 

Lula acredita que Dilma "tem muita chance de ganhar as eleições no primeiro turno". Após carreata pelas ruas de São Bernardo do Campo (SP) ao lado de Dilma, Lula ironizou a campanha dos adversários:

— Apenas nós fizemos campanha de rua, comícios, porque os outros candidatos utilizam apenas o espaço na televisão, certamente preocupados em não ter a receptividade do povo que nós tivemos — afirmou.

Numa tumultuada entrevista após mais de uma hora de carreata, Lula voltou a criticar também setores da imprensa. O presidente disse que o país dá "lições ao mundo de democracia e de liberdade de imprensa", mas que "é uma pena que tem gente que confunde liberdade com autoritarismo de imprensa".

— Alguns senhores não se deram conta que as pessoas da senzala estão dentro da casa grande agora e que as pessoas precisam conviver democraticamente na diversidade — completou.

Em carro aberto, Lula e Dilma percorreram cerca de três quilômetros das ruas centrais de São Bernardo do Campo, berço político do presidente e do PT. A carreata saiu da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entidade já presidida por Lula, e terminou na igreja Matriz do município, outro local simbólico nas lutas sindicais das décadas de 1970 e 1980.

Antes da carreata, a candidata ao Senado Marta Suplicy (PT) subiu no carro que levaria Lula e Dilma e se posicionou no lugar reservado à primeira-dama, Marisa Letícia. Quando o presidente e a candidata subiram no veículo, Marta foi "convidada" a ir para o carro onde estavam também seu ex-marido, senador Eduardo Suplicy (PT), e o candidato ao Senado Netinho de Paula (PC do B). Marta demonstrou irritação em ter de deixar o veículo principal.

Assim como na campanha, Lula comandou a festa petista nas ruas de São Bernardo. O presidente, no entanto, não escondeu um certo cansaço, ao contrário de Dilma, sempre sorridente. Em um trecho do percurso, Lula e Dilma se assustaram com fotógrafos que subiram em várias marquises para obterem imagens.

— Gente, vai cair, sai daí — alertou Dilma.

A candidata e Lula passaram boa parte do trajeto segurando uma bandeira do Brasil.

O presidente vota amanhã entre 9h e 10h na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo e deve seguir depois para Brasília (DF), onde acompanhará, ao lado de Dilma, a apuração dos votos.

Agência Estado
Ichiro Guerra, Divulgação / 

Lula em carreata com Dilma em São Paulo
Foto:  Ichiro Guerra, Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/10/2010 05h11min
Ibope: Dilma mantém vantagem no RS
02/10/2010 03h27min
Dilma Rousseff promete 60 mil casas para idosos
01/10/2010 20h
Conheça o perfil dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais
01/10/2010 18h48min
Serra minimiza ausência de confronto direto com Dilma em debate
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.