clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/10/2010 21h10min

Com menos de 10 eleitores, duas seções foram extintas neste ano no Estado

Apenas locais de votação localizados no interior de presídios terão menos de 20 votos, número mínimo permito pelo TRE-RS

Com menos de dez eleitores, duas seções foram extintas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) neste ano no Rio Grande do Sul. Para evitar o comprometimento do sigilo da votação, a Justiça eleitoral permite número mínimo de 20 pessoas aptas para o voto.

>>veja os detalhes no guia do eleitor
>>Navegue pelos perfis dos 926 candidatos ao seu voto

Uma das seções extintas está localizada em Novo Tiradentes, município na região da Zona da Produção, com 2,4 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). O local de votação funcionava no Pavilhão da Capela Sagrado Coração Jesus. O único eleitor foi integrado a uma outro ponto de votação, segundo o TRE.

Em Tavares, no litoral norte do Rio Grande do Sul, uma seção com cinco eleitores foi extinta neste ano. O ponto funcionava na praia do Farol, e os cidadãos que votaram no local foram transferidos para outro local do município de cerca de 5 mil habitantes, conforme o IBGE.

Neste ano, conforme o tribunal, somente presídios terão seções com menos de 20 eleitores. A casa prisional de São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, tem 10 presos aptos a votar _ aqueles sem condenação, cuja prisão é temporária. No Presídio Estadual de Rosário do Sul, na Fronteira, uma seção contabiliza 15 eleitores. De acordo com o TRE, os dois são os menores pontos de votação no Estado.

Maiores pontos de votação

Somado, o número de habitantes de Tavares e Novo Tiradentes chega a pouco mais da metade do total de eleitores do maior ponto de votação do Estado. Com 36 seções, a PUC-RS, na Capital, deve receber 13,5 mil cidadãos neste domingo. O Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre, é o segundo maior local, com 10,6 mil eleitores distribuídos em 27 urnas.

Pelotas concentra os terceiro e quarto maiores lugares de votação em território gaúcho. O Ciep Pelotas é o destino de 10,5 mil eleitores, seguido pela Escola Sylvia Mello, com 10,3 mil pessoas aptas ao voto.

ZEROHORA.COM
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.