| 01/10/2010 15h28min
Cerca de 300 adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) devem votar pela primeira vez nas eleições deste domingo. De acordo com a resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estão habilitados a votar aqueles que não possuem condenação criminal definitiva.
Devem participam do pleito cerca de 370 jovens, com mais de 16 anos, sendo que 246 estão em Porto Alegre e 127 em unidades no Interior. Do total de aptos a votar, 80% deles o fará pela primeira vez. O TRE instalará uma urna eletrônica em cada unidade e os mesários serão os servidores da Fase.
Em maio deste ano, o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, entregou os títulos eleitorais aos internos da Capital. Além deste documento, os jovens receberam identidade, certificado de reservista e CPF.
Para Schüler, esta era uma dívida com a democracia, pois todo jovem acima de 16 anos tem o direito de votar:
— É uma vitória e uma afirmação dos Direitos Humanos.
O presidente da Fase, Irany Bernardes de Souza, disse que esse era um desejo antigo:
— Desde que assumimos a Fase estamos contatando com as autoridades da área para ver garantido esse direito.
Para conscientizar os adolescentes da importância da participação deles nas eleições, integrantes do Ministério Público (MP), da Justiça da Infância e Juventude e do TRE, fizeram palestras nas unidades, distribuindo folhetos de orientação ao voto, nos últimos meses.
Para que os adolescentes pudessem ter conhecimento de quem são os candidatos, todas as unidades disponibilizaram os programas eleitorais obrigatórios de rádio e televisão.
As informações são da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social.
Os candidatos
Uma ferramenta criada para auxiliar o eleitor está disponível no site Eleições 2010, em zerohora.com, onde se encontram fichas com informações básicas de cada candidato para os diferentes cargos em disputa.
Navegue pelos perfis dos 926 candidatos ao seu voto
Os perfis:
Presidente
Governador
Senador
Deputados federais
Deputados estaduais
Faça sua cola
Para facilitar a votação no domingo, o TSE recomenda o uso de "cola" com os números nos quais o eleitor pretende votar. É uma forma de ajudar a memória na cabine eleitoral e garantir a digitação correta na urna — são seis votos: deputado estadual, deputado federal, primeira opção de senador, segunda opção de senador, governador do Estado e presidente da República, nesta ordem. Clique aqui para montar a sua cola e imprimi-la.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.