| 01/10/2010 12h50min
Uma ferramenta criada para auxiliar o eleitor está disponível no site Eleições 2010, em zerohora.com, onde se encontram fichas com informações básicas de cada candidato para os diferentes cargos em disputa.
Navegue pelos perfis dos 926 candidatos ao seu voto
Por meio destas páginas, o internauta pode saber mais da vida dos políticos, ver fotos e vídeos de até 90 segundos e acessar as suas redes sociais, como Twitter, Facebook, Orkut, entre outras.
Neste espaço, os internautas podem conhecer um pouco mais sobre candidatos que, em outros veículos, dispõem de poucos segundos para se apresentarem ao eleitor. Os perfis estão disponíveis no site desde 27 de agosto e podem ser pesquisados por cargo ou partido.
O conteúdo foi dividido entre dados enviados diretamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e informações encaminhadas pelos próprios candidatos e seus partidos.De siglas como PMDB, PPS, PP e PSOL, mais de 70% enviaram algum tipo material para o site.
Navegue pelos perfis:
Presidente
Governador
Senador
Deputados federais
Deputados estaduais
Repercussão nos partidos
Os perfis disponíveis no site geraram repercussão de eleitores junto a candidatos e partidos. De acordo com a coligação Unidade Popular pelo Rio Grande, de Tarso Genro (PT), vários candidatos que não tinham enviado material para a estreia do site, aproveitaram para mandar até o segundo prazo estabelecido, porque o recurso chamou a atenção de leitores e candidatos.
A assessoria de imprensa da coligação Confirma Rio Grande, de Yeda Crusius (PSDB), recebeu depoimentos de vários eleitores que acessaram o site do candidato a partir dos perfis disponibilizados por zerohora.com.
Já a coordenação da campanha da coligação Unidos pelo Rio Grande, de José Fogaça (PMDB), avaliou que as ferramentas oferecidas pelo site foram valiosos canais de comunicação entre o eleitor e o candidato, e elogiou a forma simples e rápida com que são oferecidos os conteúdos.
Faça sua cola
Para facilitar a votação no domingo, o TSE recomenda o uso de "cola" com os números nos quais o eleitor pretende votar. É uma forma de ajudar a memória na cabine eleitoral e garantir a digitação correta na urna — são seis votos: deputado estadual, deputado federal, primeira opção de senador, segunda opção de senador, governador do Estado e presidente da República, nesta ordem. Clique aqui para montar a sua cola e imprimi-la.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.