| 05/06/2010 09h39min
A seleção da Inglaterra está concentrada para a Copa do Mundo de 2010 em Rustemburgo, cidade da província de North West, a aproximadamente 150 quilômetros de Johannesburgo. A equipe comandada por Fabio Capello treinou na manhã deste sábado. Em relação aos treinos do Brasil, é possível notar um esquema de segurança mais forte e muito mais conforto para os jornalistas, que, entretanto, só tiveram acesso aos primeiros 15 minutos da atividade.
Antes mesmo da entrada no Royal Bafokeng Sports Campus, os jornalistas precisam passar por três barreiras policiais, onde as credenciais dos profissionais são verificadas. Logo após estacionar o carro, é a vez das mochilas trazidas pela imprensa serem revistadas e marcadas com uma espécie de lacre cor de rosa. Tudo feito com a maior educação por funcionários sul-africanos.A diferença mais gritante, entretanto, está no local destinado ao trabalho dos jornalistas. O English Media Centre tem algumas mesas do lado externo, para refeições, e internamente é uma grande redação: mesas, ligações para os computadores, estúdios de rádio, internet gratuita e muito rápida. A decoração é outro aspecto importante. As paredes são ilustradas com fotos e pôsteres dos ídolos da seleção. Inclusive o zagueiro Rio Ferdinand, cortado na última sexta-feira após sofrer lesão no joelho esquerdo.
O conforto da imprensa não para por aí. Um pequeno bufê, com sal gados, doces, lanches e café se encontra logo na entrada, além de uma geladeira com bebidas. Chocolates estão espalhados por toda a sala e até uma mesa de pebolim entretém os jornalistas que trabalham no local.
Na Hoërskool Randburg, sede dos treinos da Seleção Brasileira em Johannesburgo, a imprensa senta-se nas arquibancadas do gramado principal, sem tomadas, cadeiras ou mesas. Nenhum tipo de alimentação é oferecido pela CBF. Por outro lado, Dunga ainda não fechou nenhum treino de sua equipe aos profissionais de mídia. Todos tiveram acesso integral ao trabalho de preparação da Seleção.
Já o italiano Fabio Capello, comandante do English Team, liberou somente os 15 minutos iniciais para fotos e imagens. Com a característica pontualidade britânica, todos foram convidados a se retirar às 11h15 (horário local) da beira do gramado e voltarem ao conforto do Media Centre. A semelhança é que ambas as atividades são restritas ao público. Neste sábado, o meia Frank Lampard será o único a conceder entrevistas coletivas. No Brasil, habitualmente, dois jogadores têm contato diário com a imprensa.
A Inglaterra estreia na Copa da África no próximo sábado, dia 12, em Rustemburgo, contra os Estados Unidos. Os jornalistas poderão reclamar maus resultados, mas jamais maus tratos de sua seleção.
Confira as principais diferenças:
BRASIL
- Treina a cerca de 15 minutos do hotel em que está hospedado.
- Jornalistas não têm um centro de imprensa no local de treino.
- Imprensa só pode comer no Randpark Golf Club, ao lado do hotel. E ainda precisa pagar.
- Dunga não fechou nenhum treino para os jornalistas.
- Credencial só é verificada uma vez na entrada da escola.
- Concentrados em Johannesburgo.
INGLATERRA
- Treina no mesmo complexo em que estão hospedados.
- Jornalistas ficam no centro de imprensa, totalmente equipado.
- Imprensa tem comida gratuita no local.
- Fabio Capello só libera os minutos iniciais dos treinos.
- Há três barreiras policiais e vistoria nos equipamentos dos jornalistas.
- Concentrados em Rustemburgo.
Fabio Capello libera somente os 15 minutos iniciais dos treinos para fotos e imagens
Foto:
Paul Ellis, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.