| 17/08/2009 09h21min
Correção: Diferentemente do que informou este site na crônica "Goleiro Victor brilha e Grêmio goleia o Flamengo " (16/08/2009 - 17h54), o gol de Éverton foi pelo lado esquerdo e o primeiro gol de pênalti de Jonas foi no canto direito do goleiro Bruno. O texto original já foi corrigido.
O Grêmio goleou o Flamengo por 4 a 1, neste domingo, em jogo que marcou o encerramento do primeiro turno do Brasileirão de 2009 para as duas equipes. O placar elástico conseguido pelo Tricolor teve a marca do goleiro Victor. Com, pelo menos, seis defesas magníficas, o jogador foi o principal responsável pela vitória conseguida pela equipe de Paulo Autuori diante do Rubro-Negro.
Perea abriu o placar para o Grêmio. Everton Silva empatou para o Flamengo, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Réver marcou o segundo depois de uma grande jogada. Jonas decretou a goleada, convertendo duas penalidades no final da partida.
Com o resultado, o Grêmio alcança a marca dos 30 jogos invictos no Estádio Olímpico. A última derrota foi para o Goiás, no Brasileirão do ano passado. O Tricolor faz a melhor campanha dentro de casa na competição deste ano. Em 10 jogos, foram oito vitórias e dois empates.
Agora, o Grêmio enfrenta o Santos, na quarta-feira, às 19h30min, na Vila Belmiro. Tulio, com o terceiro cartão amarelo, fica de fora. Souza e Tcheco retornam.
O jogo
As duas equipes chegaram muito descaracterizadas para o confronto no Estádio Olímpico. O Grêmio, não contava com Fábio Santos, Tcheco, Souza, Maxi López e Herrera. Já no Flamengo, não jogaram Léo Moura, Kleberson, Toró, Petkovic e Juan.
Paulo Autuori começou a partida improvisando Réver como volante centralizado. Adilson, pela esquerda, Tulio pela direita e Douglas Costa, mais próximo dos atacantes, completaram o setor de meia-cancha do Grêmio.
A iniciativa foi toda do Grêmio no começo do duelo. Logo aos seis minutos, os tricolores reclamaram de uma bola que teria batido no braço de Ronaldo Angelim dentro da área do Flamengo. Na sequência, aos 14 minutos, Jonas deu um chute perigoso, após bom passe de Douglas Costa, e o goleiro Bruno espalmou para escanteio. Começou assim o gol que abriu o placar no Estádio Olímpico.
Aos 15 minutos, Perea, que não iniciava uma partida há oito meses, aproveitou um cruzamento de Jadílson da esquerda e cabeceou. A bola passou por entre as pernas de Bruno e entrou: 1 a 0.
Até aí, o Grêmio tinha a partida completamente sob domínio. Douglas Costa e Willians protagonizaram um duelo particular. O volante carioca perseguia a revelação gremista por todas as partes do campo. Mas o camisa 10 do tricolor encontrava espaços e armava os principais ataques dos donos da casa.
Até que Adriano começou a aparecer para o jogo e desequilibrou a partida. Aos 26 minutos, o Imperador achou Everton pela esquerda. O lateral entrou com liberdade e chutou. Victor ainda tocou na bola, mas não o suficiente para impedir o empate do Flamengo: 1 a 1.
Com a igualdade, o Grêmio se desequilibrou completamente na partida e, se não fosse o goleiro Victor, poderia ter ido para o intervalo sofrendo uma goleada dentro de casa. Em três oportunidades, os jogadores do Flamengo estiveram de frente para a meta tricolor e só não conseguiram o gol graças a agilidade do arqueiro gremista.
2º tempo
Vendo que o Flamengo estava passeando pelo setor esquerdo da defesa gremista, Paulo Autuori sacou Jadílson e colocou o jovem Bruno Collaço na volta para o segundo tempo. O Flamengo também mudou, com a entrada do meia Camacho no lugar do chileno Fierro.
O recomeço da partida foi empolgante. Desta vez, o milagreiro foi o goleiro do Flamengo. Jonas, em grande lance, deixou dois adversários para trás e ficou de frente para o crime. O arremate saiu no canto e Bruno espalmou para escanteio. Na cobrança, Douglas Costa colocou na área e Rafael Marques obrigou o arqueiro rubro-negro a mais uma grande intervenção.
O jogo cresceu na segunda etapa. Adriano seguia infernizando a defesa gremista, mas não conseguia superar Victor. Aos nove minutos, o Imperador soltou uma bomba da entrada da área e o goleiro mostrou mais uma vez suas qualidades, espalmando para o lado.
Depois de mais uma grande defesa do goleiro, o Grêmio chegou ao segundo gol. Lance magnífico de Réver. O zagueiro, que atuou improvisado como volante neste domingo, recebeu um belo toque de calcanhar de Douglas Costa. Avançou com a bola, passou por dois e chutou da entrada da área: 2 a 1.
Depois do gol, Autuori tirou Douglas Costa e mandou Joílson para o jogo. Sem o principal articulador, o Grêmio caiu na partida. Mas o goleiro Victor estava impossível. Depois de um erro de Tulio, o Flamengo armou o contragolpe e Emerson teve a chance de empatar mais uma vez o jogo. A oportunidade dos cariocas, mais uma vez, parou nas mãos go goleiro gaúcho.
A situação na partida não era das melhores, mas o Grêmio garantiu a vitória depois de um pênalti marcado sobre Perea, aos 35 minutos. O colombiano foi derrubado por Aírton e Jonas, chutando no canto direito de Bruno, não desperdiçou a chance: 3 a 1.
Já com os gritos de olé vindos das arquibancadas do Estádio Olímpico, o Grêmio chegou ao quarto gol aos 43 minutos. Joílson sofreu pênalti e Jonas, desta vez chutando no meio do gol, marcou o último tento gremista: 4 a 1.
Gols: Perea, aos 15, Everton, aos 25 minutos do primeiro tempo; Rever, aos 11, Jonas, 36, Jonas, aos 42 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Joílson, Túlio, Jonas (Grêmio); Willians, Adriano, David (Flamengo) Estádio: Olímpico, em Poro Alegre. Data: 16/08/2009. Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa/SP) Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Berkenbrock (SC) |
|
GRÊMIO 4 | FLAMENGO 1 |
---|---|
Victor, Mário Fernandes, Léo, Rafael Marques e Jadilson (Bruno Collaço); Réver, Adílson, Túlio e Douglas Costa (Joílson); Jonas e Perea (Maylson). | Bruno, David, Aírton e Ronaldo Angelim; Everton Silva (Denis Marques), Lenon, Willians, Fierro (Camacho) e Everton; Emerson e Adriano. |
Técnico: Paulo Autuori. | Técnico: Andrade. |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.