| 04/05/2009 16h20min
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta segunda-feira que o campeão mundial de Fórmula-1 em 2010 será o que somar mais vitórias ao longo da temporada, independentemente da pontuação alcançada.
As vitórias decidirão apenas o campeão. A pontuação de 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto para os oito primeiros colocados de cada corrida será mantida para decidir as demais posições no campeonato. Em caso de empate entre dois ou mais pilotos no número de vitórias, aí sim a maior pontuação decidirá o campeão.
Caso este novo sistema tivesse sempre vigorado na Fórmula-1, em 12 campeonatos o título teria mudado de mãos. No ano passado, por exemplo, Felipe Massa teria sido o campeão mundial. Por outro lado, pilotos como Nelson Piquet e Niki Lauda teriam menos títulos na categoria.
A mudança, que chegou a ser anunciada no dia 17 de março para valer já na temporada deste ano, gerou muita polêmica entre pilotos e equipes. A maioria foi contra. A Associação das Equipes da Fórmula-1 (Fota) pressionou a FIA para não validar logo a regra por não ter sido consultada, o que acabou acontecendo.
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.