| 13/02/2009 14h21min
O Comitê Rio 2016 apresentou nesta sexta-feira o dossiê de candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O orçamento público para sediar a Olimpíada chega a R$ 23,2 bilhões, dos quais 34% estão dentro dos gastos previstos no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) para a capital fluminense.
Durante a apresentação, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, destacou a união dos Governos federal, estadual e da prefeitura do Rio para trazer os Jogos Olímpicos pela primeira vez à América do Sul, e expressou sua confiança em que a capital fluminense será a escolhida.
– Tenho a confiança nesta oportunidade para o Comitê Olímpico Internacional (COI) tomar uma decisão histórica de abrir o projeto olímpico a outros lugares do mundo – afirmou Nuzman.
Entre os pontos fortes da candidatura do Rio, o Comitê Organizador destacou o envolvimento e a vontade dos brasileiros de ver a realização dos Jogos no Brasil. Uma pesquisa divulgada nesta sexta durante a apresentação do projeto indica que 71% dos brasileiros querem a Olimpíada no Rio de Janeiro.
O Comitê destacou ainda como trunfo para o Rio de Janeiro o fato de a cidade ser a candidata com o maior número de instalações esportivas já prontas, com 54%. Entre os pontos fracos, está o número de quartos disponíveis para hospedagem de turistas e delegações durante os Jogos Olímpicos.
No entanto, o Comitê afirmou que haverá 46.248 quartos até a realização dos Jogos, incluindo vilas distribuídas pela cidade e até mesmo navios que serão usados como apoio.
A Comissão de Avaliação do COI viajará ao Rio para inspecionar a cidade entre os dias 27 de abril e 03 de maio. A sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será conhecida no dia 2 de outubro. Além do Rio de Janeiro, brigam para receber os Jogos de 2016: Chicago, Madri e Tóquio.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.