clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/12/2008 16h02min

Ministro Orlando Silva faz balanço positivo do ano esportivo do Brasil

Chefe da pasta destacou participações nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos

Ao fazer uma avaliação de 2008, o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, afirmou que o ano de 2008 foi muito positivo para o esporte brasileiro, especialmente, o olímpico. Ele destacou a partição do país nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim. Além disso, chamou atenção para a candidatura do Rio para sediar a Olimpíada de 2016.

Segundo o ministro, vários motivos levaram o Brasil a ter um resultado positivo nos jogos de Pequim. O país levou à China a maior delegação de atletas (277), sendo também o recorde de participação feminina (132). Um dos destaques da Olimpíada, na avaliação do ministro, foi a conquista inédita das atletas que subiram ao pódio em Pequim para receber medalhas nas modalidades individuais, no atletismo e judô, e o ouro olímpico no vôlei.

Durante os Jogos de Pequim o Brasil conquistou resultados inéditos. Foi a maior participação brasileira em número de finais (38), três medalhas de ouro inéditas (natação, vôlei feminino e atletismo feminino), primeira medalha feminina no judô, primeira medalha da vela feminina, primeira final da ginástica artística feminina por equipes e a primeira final masculina da ginástica no solo.

O ministro afirmou que para o Brasil estar entre os 10 mais importantes países no esporte será necessário disputar medalhas em 14 modalidades, enquanto hoje os atletas brasileiros disputam em sete modalidades.

– No conjunto o esporte brasileiro evoluiu com um gostinho de quero mais porque todos esperavam um maior número de ouros, mas o que nós alcançamos foi um número muito expressivo, 15 medalhas – disse o ministro.

Orlando Silva também destacou a participação de nossos atletas nas Paraolimpíadas de Pequim.

– A participação paraolímpica foi espetacular. Superamos todas as marcas, recordes e resultados – afirmou.

Outro destaque do ano de 2008 foi à classificação do Rio de Janeiro para a fase final da escolha da cidade que sediará os Jogos Olímpicos de 2016.

– Sempre nós nos candidatávamos e no primeiro corte, o país já caía. Dessa vez passamos a reta final com condições reais de conquistar o direito de fazer os Jogos Olímpicos de 2016 – destacou.

O Rio disputa a chance de sediar uma olimpíada com Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciará a cidade sede em outubro de 2009, em Compenhague, na Dinamarca.

Roosewelt Pinheiro, ABr   / 

Orlando Silva: Todos esperavam mais ouros, mas foi um número muito expressivo, 15 medalhas
Foto:  Roosewelt Pinheiro, ABr


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

23/12/2008 15h43min
Lula espera apoio de Sarkozy à candidatura do Rio 2016
22/12/2008 18h07min
COI lembra sucesso dos Jogos de Pequim
04/12/2008 09h52min
Comitê Rio 2016 altera alguns tópicos do projeto olímpico
27/11/2008 16h37min
COB divulga técnicos vencedores do Prêmio Brasil Olímpico
10/10/2008 17h38min
Jogos Paraolímpicos registraram três casos de doping
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.